"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quarta-feira, 19 de março de 2008

PQP, ninguém respeita mais o Brasil!

19/03/2008 - 15h21
Polícia 'invade' Consulado do Brasil em Lisboa

A suspeita de que havia "um indivíduo perigoso" dentro do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa levou a polícia portuguesa a entrar no prédio sem a autorização do cônsul-geral.
O episódio ocorrido na terça-feira despertou protestos "enérgicos" da representação brasileira, que acusou a Polícia de Segurança Pública (PSP) portuguesa de "invasão de território brasileiro".
Nesta quarta-feira, a polícia disse que agiu porque tinha notícias de que um homem suspeito de homicídio estava dentro do prédio.
Segundo o consulado, homens da PSP chegaram ao prédio no centro da capital portuguesa conduzindo um adolescente cujos documentos de identidade encontravam-se em poder da mãe do rapaz, dentro do consulado.
"Após a identificação do jovem, os policiais, um dos quais armado com uma escopeta, colocaram-se ostensivamente no corredor junto à porta da sala principal do consulado, onde se encontra o público e os balcões de atendimento, numa operação de identificação das pessoas que saíam da dependência", descreve uma nota da representação diplomática.
O comunicado conta que, depois da intervenção do cônsul, os agentes se deslocaram para a entrada do prédio, um imóvel particular onde o consulado aluga dois andares.
Protestos
Depois do ocorrido, o Consulado do Brasil emitiu uma nota de protesto.
"A Casa do Brasil protesta contra esta ação de clara intimidação aos cidadãos brasileiros presentes no consulado e espera que a PSP esclareça as razões da mesma", diz o texto, "embora seja certo que a polícia portuguesa não pode entrar no consulado ou na embaixada, a não ser que tenha sido chamada pelas autoridades brasileiras competentes, o que não foi o caso".
Nesta quarta-feira, a PSP emitiu sua nota de resposta em que afirma que a ação teve como objetivo "interceptar um indivíduo suspeito de homicídio".
"Sobre o suspeito, havia a indicação de se tratar de um indivíduo perigoso", diz a nota.
A polícia afirma que entrou no consulado apenas "até à área de atendimento ao público, onde houve necessidade de identificar algumas pessoas que ali se encontravam".
"Toda esta situação foi devidamente explicada ao senhor cônsul, após o que os elementos da PSP se retiraram", diz o comunicado.
Ainda de acordo com a polícia, o rapaz que estava sendo procurado foi depois detido e entregue à Polícia Judiciária de Setúbal.

http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2008/03/19/ult4909u2912.jhtm

Nenhum comentário: