"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 20 de maio de 2007

Tentando ser intelectual através do dinheiro

Em outro post eu afirmei que depois falaria sobre Luiz Carlos Bresser Pereira. O Bresser se tornou um intelectual graças ao fato de trabalhar no Pão de Açúcar e se tornou ministro pela mesma razão. Com seu alto salário financiou a publicação de suas obras, criou um centro de estudos e uma revista que publica os seus artigos, mas especialmente permite que ele publique o dos outros e consolide as relações de amizade. No entanto, ele não conseguiu alcançar prestígio intelectual, é pouco lido, pouco citado e quando é, normalmente é para ser criticado. A falta de prestígio dele é inversamente proporcional ao ego. O Bresser se considera como o fundador das principais correntes de pensamento do país desde os anos 60. Ele se considera um dos pais da teoria da dependência na versão FHC, se considera um dos criadores da teoria da inflação inercial, se considera fundador de uma nova corrente que sustentaria as reformas estruturais no Brasil, se considera também pai de uma nova visão do Estado. Só há um problema ninguém, mas ninguém mesmo concorda com isso. Por isso como eu disse em outro post, ele promoveu na Argentina um seminário em sua própria homenagem. Esta é outra característica do Bresser se no Brasil ninguém o respeita intelectualmente, no exterior ele tem penetração em alguns pequenos nichos específicos.

Outro que não te qualquer respeito intelectual é o nosso grande ministro da Fazenda Guido Mantega. Na minha qualificação de mestrado exigiram que tirasse as menções a ele. E estavam certo apesar das razões para o professor ter dito isso não serem nobres.

Nenhum comentário: