"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 20 de maio de 2007

E a direita em júbilo comemora! O caso RCTV!

Se algum dia, a Heloísa Helena for eleita presidente da República e vencer a concessão da rede Globo, ela teria todo direito de não renovar a concessão nos termos da lei. Do mesmo modo que hoje, o Hugo Chávez, nos termos da lei, tem o direito irrevogável de cancelar a concessão da RCTV. E isto não significa tolher a liberdade de expressão. Tolher a liberdade de expressão é proibir que certas opiniões sejam veiculadas, não é o que ocorre ma Venezuela, todos os jornais falam mal do Hugo Chávez todos os dias. A mídia, inclusive a RCTV teve papel de destaque, organizou o golpe contra Chávez, fez manifestos, conclamou a população. Seria normal o Chávez voltar ao poder e punir todas, normal e legal, porque golpismo é crime, defender a quebra da ordem constitucional é crime. Mas o Hugo Chávez não fez nada contra seus detratores. Chávez pode estar se vingando agora? Pode, e não há qualquer problema nisso na medida em que a lei amparar a sua decisão.
Agora, Chávez está correto? Não, se eu fosse presidente jamais faria algo similar nas circunstâncias políticas que o Hugo Chávez sobrevive. Ele não deve fechar a RCTV não por causa da ladainha que vigora por aí sobre liberdade de expressão. Não deve fechar a RCTV, porque isto fomenta o espírito opositor no povo. Mesmo que vença e consiga fechar a RCTV, Hugo Chávez sairá enfraquecido porque o povo lamentará perder a TV, não poder assistir os seus programas preferidos. É como se qualquer presidente no Brasil cancelasse a concessão da Globo, o povo ficaria desesperado, o discurso oposicionista ganharia espaço. Hugo Chávez tem 70% de apoio na população, mas não tem liberdade para fazer o que quiser, o povo não deu carta branca. Ao insistir na decisão sobre a RCTV fez com que a oposição pudesse recuperar terreno e promover uma grande manifestação em Caracas. E a direita mundial pode brindar a este percalço do líder bolivariano. Até na Colômbia se publicou artigo-editorial comemorando. Pobre América Latina, nunca se livra da direita golpista. Vale mais um Jean-Marie Le Pen que qualquer dos líderes direitistas da América Latina. Le Pen quer fazer o mal, mas quer fazer isso dentro das instituições. Por mais que a sua derrota seja prazerosa e as idéias asquerosas, ele se comporta melhor que as oposições de turno na América Latina. Espero que o Hugo Chávez sobreviva a esse erro, a sua presença no governo da Venezuela faz bem para a América Latina.

Nenhum comentário: