"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Proposta de currículo apresentada na UnB

Abaixo encontra-se a a prposta de reforma curricular que eu apresentei para os professores do REL no semestre que eu me formei em Relações Internacionais na UnB. Eu acho que eu ainda era um pouco idealista, mas não pensava isso na época. O que mostra o quanto é difícil estirpar todo viés idealista do pensamento.



Curso de Relações Internacionais:

Proponho abaixo uma idéia de um fluxo que consideraria substantivo:

A) Primeiro Semestre

Formação e Evolução do Estado Nacional - histórico de como se formou o Estado, como evoluiu, como se encontra hoje, e as teorias mais importantes que o define e explica seu funcionamento e razão de ser.

Introdução à Ciência Política - formato atual, mas seria conveniente que todos os professores ministrassem o mesmo conteúdo.

Introdução ao Direito - formato atual

Introdução à Economia - formato atual.

História das Relações internacionais Contemporâneas - formato da disciplina atualmente existente como optativa.

História do Brasil Republicano - visão das transformações políticas, econômicas e sociais pelas quais passou o Brasil após a proclamação da República.

B) Segundo Semestre

Introdução à Economia Política Internacional - conceitos fundamentais para se compreender o funcionamento da economia internacional e seus desdobramentos políticos.

Formação Econômica do Brasil - formato atual.

História das Idéias Políticas - estudo das teorias políticas clássica e moderna.

Metodologia de Pesquisa em Relações Internacionais -

Direito Internacional Público - formato atual.

C) Terceiro Semestre

Teoria das Relações Internacionais 1 - formato atual, mas sem ficar apenas em autores americanos, e lendo apenas comentadores de obra alheia.

História das Idéias Políticas 2 - estudo dos pensadores contemporâneos.

Economia Política Internacional: as relações norte-sul.

Direito Constitucional Brasileiro

História da América Latina

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento - apresentação das teorias que explicam os dois fenômenos, e das teorias que visão promover o desenvolvimento econômico.

D) Quarto Semestre

Comércio e Finanças Internacionais - história das relações comerciais e das teorias explicativas.

Economia Brasileira - formato atual.

Europa Contemporânea - história da Europa após a Segunda Guerra Mundial.

Política Externa dos EUA - apresentação da política externa americana e seu reflexos na América Latina como um todo e no Brasil especificamente.

Teoria das Relações Internacionais 2 - complemento de TRI-1. São válidas as mesmas observações.

História da Política Externa do Brasil - formato atual.

E) Quinto Semestre

Direito Internacional do Comércio - regras que regulam o comércio internacional.

Política Brasileira - estudo da situação política interna após o fim dos governos militares.

Análise das Relações Internacionais - estudo do modo pelo qual se analisa os fenômenos internacionais.

História Africana - séculos XIX e XX.

Paz e Direitos Humanos - estudo das teorias sobre estes conceitos e das propostas que objetivam criar um sistema internacional pacífico.

Globalização e Empresas Multinacionais - estudo das transformações econômicas ocorridas no sistema internacional após o fim da Segunda Guerra Mundial no Ocidente.

Cooperação Internacional - histórico da cooperação entre Estados e dos mecanismos que podem facilitá-la.

F) Sexto Semestre

Política de Comércio Exterior do Brasil - legislação de comércio exterior e as idéias que norteiam as decisões nessa área.

Integração Regional - teorias sobre integração e histórico dos processos que se desenvolveram após o final da Segunda Guerra Mundial.

Japão e China - séculos XIX e XX.

Teoria e Prática da Negociação Internacional

Problemas Internacionais Contemporâneos - Estudo dos conflitos que perturbam o mundo após o fim da Guerra Fria.

Organizações Econômicas Internacionais

G) Sétimo Semestre

Organizações Políticas Internacionais

Oriente Médio - século XIX e XX.

Leste Europeu - século XX

Disciplinas Optativas

H) Oitavo Semestre

Disciplinas Optativas

Dissertação em Relações Internacionais

Disciplinas Optativas

O aluno deveria cursar 40 créditos de disciplinas optativas e como ocorre atualmente prestar exame em proficiência em duas línguas estrangeiras, mas além da prova escrita deveria também haver uma prova oral. O aluno a partir do quarto semestre deveria obrigatoriamente ingressar em um grupo de trabalho sobre temas específicos e elaborar sua dissertação final dentro do tema tratado pelo seu grupo de trabalho. Isso traria dois benefícios forçaria o aluno a se especializar em tema específico e forçaria os professores do Rel a debaterem um pouco, e talvez assim passassem a elaborar idéias próprias como alguns professores de ciência política, para deixarem de aceitar como verdade todas as teorias que chegam dos EUA, que apresentam o mundo como estando a caminho do paraíso. O departamento também deveria buscar estabelecer convênios, por exemplo com o Ministério das Relações Exteriores, com o Senado, com a Câmara Federal, e outros Ministérios, para que fossem abertas vagas para estágio de alunos de Rel todo semestre. Evidentemente que caso isso se concretize é fundamental que o processo de seleção seja sério e não beneficie apenas aqueles alunos que têm uma proximidade maior com os professores.

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