Curso de Relações Internacionais:
Proponho abaixo uma idéia de um fluxo que consideraria substantivo:
A) Primeiro Semestre
Formação e Evolução do Estado Nacional - histórico de como se formou o Estado, como evoluiu, como se encontra hoje, e as teorias mais importantes que o define e explica seu funcionamento e razão de ser.
História das Relações internacionais Contemporâneas - formato da disciplina atualmente existente como optativa.
História do Brasil Republicano - visão das transformações políticas, econômicas e sociais pelas quais passou o Brasil após a proclamação da República.
B) Segundo Semestre
Introdução à Economia Política Internacional - conceitos fundamentais para se compreender o funcionamento da economia internacional e seus desdobramentos políticos.
Formação Econômica do Brasil - formato atual.
História das Idéias Políticas - estudo das teorias políticas clássica e moderna.
Metodologia de Pesquisa
Direito Internacional Público - formato atual.
C) Terceiro Semestre
Teoria das Relações Internacionais 1 - formato atual, mas sem ficar apenas em autores americanos, e lendo apenas comentadores de obra alheia.
História das Idéias Políticas 2 - estudo dos pensadores contemporâneos.
Economia Política Internacional: as relações norte-sul.
Direito Constitucional Brasileiro
História da América Latina
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento - apresentação das teorias que explicam os dois fenômenos, e das teorias que visão promover o desenvolvimento econômico.
D) Quarto Semestre
Comércio e Finanças Internacionais - história das relações comerciais e das teorias explicativas.
Economia Brasileira - formato atual.
Europa Contemporânea - história da Europa após a Segunda Guerra Mundial.
Política Externa dos EUA - apresentação da política externa americana e seu reflexos na América Latina como um todo e no Brasil especificamente.
Teoria das Relações Internacionais 2 - complemento de TRI-1. São válidas as mesmas observações.
História da Política Externa do Brasil - formato atual.
E) Quinto Semestre
Direito Internacional do Comércio - regras que regulam o comércio internacional.
Política Brasileira - estudo da situação política interna após o fim dos governos militares.
Análise das Relações Internacionais - estudo do modo pelo qual se analisa os fenômenos internacionais.
História Africana - séculos XIX e XX.
Paz e Direitos Humanos - estudo das teorias sobre estes conceitos e das propostas que objetivam criar um sistema internacional pacífico.
Globalização e Empresas Multinacionais - estudo das transformações econômicas ocorridas no sistema internacional após o fim da Segunda Guerra Mundial no Ocidente.
Cooperação Internacional - histórico da cooperação entre Estados e dos mecanismos que podem facilitá-la.
F) Sexto Semestre
Política de Comércio Exterior do Brasil - legislação de comércio exterior e as idéias que norteiam as decisões nessa área.
Integração Regional - teorias sobre integração e histórico dos processos que se desenvolveram após o final da Segunda Guerra Mundial.
Japão e China - séculos XIX e XX.
Teoria e Prática da Negociação Internacional
Problemas Internacionais Contemporâneos - Estudo dos conflitos que perturbam o mundo após o fim da Guerra Fria.
Organizações Econômicas Internacionais
G) Sétimo Semestre
Organizações Políticas Internacionais
Oriente Médio - século XIX e XX.
Leste Europeu - século XX
Disciplinas Optativas
H) Oitavo Semestre
Disciplinas Optativas
Dissertação
Disciplinas Optativas
O aluno deveria cursar 40 créditos de disciplinas optativas e como ocorre atualmente prestar exame em proficiência em duas línguas estrangeiras, mas além da prova escrita deveria também haver uma prova oral. O aluno a partir do quarto semestre deveria obrigatoriamente ingressar em um grupo de trabalho sobre temas específicos e elaborar sua dissertação final dentro do tema tratado pelo seu grupo de trabalho. Isso traria dois benefícios forçaria o aluno a se especializar em tema específico e forçaria os professores do Rel a debaterem um pouco, e talvez assim passassem a elaborar idéias próprias como alguns professores de ciência política, para deixarem de aceitar como verdade todas as teorias que chegam dos EUA, que apresentam o mundo como estando a caminho do paraíso. O departamento também deveria buscar estabelecer convênios, por exemplo com o Ministério das Relações Exteriores, com o Senado, com a Câmara Federal, e outros Ministérios, para que fossem abertas vagas para estágio de alunos de Rel todo semestre. Evidentemente que caso isso se concretize é fundamental que o processo de seleção seja sério e não beneficie apenas aqueles alunos que têm uma proximidade maior com os professores.
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