"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 27 de maio de 2007

Espiões e a hipocrisia

O Irã anunciou ter desmatelado uma rede de espionagem norte-americana, e a Casa Branca nem desmentiu nem confirmou, apenas ressaltou que o Irã precisa colaborar com a sociedade internacional.
O Paquistão e a Índia fizeram um acordo para trocar informações geradas pela espionagem sobre atividades terroristas. Agora, o Paquistão acusa a Índia de não estar fornecendo as informações.
A soberania é claramente a hipocrisia organizada como define Krasner. Um é hipócrita o suficiente para violar a soberania do outro através da espionagem ao mesmo tempo que exige que o outro cumpra as normas internacionais. No outro caso, um país em permanente estado de guerra com outro quer que acreditemos que ele repassa informações sobre o inimigo do inimigo para o inimigo. E que para sua surpresa, o seu inimigo não pratica a reciprocidade. Este é o mundo, o idealismo quando se materializa não passa de hipocrisia. Talvez a grande diferença do Irã é que ultimamente não está com muita paciência para ser hipócrita.

Nenhum comentário: