"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 19 de maio de 2007

China, internet e desrespeito ao professor

Um dos jornais da China faz uma reportagem sobre o acesso à internet que os jovens chineses passaram a ter, dizem que internet abriu as portas do mundo para os jovens, mas está erodindo o respeito dos jovens pelos professores, pela tradição. O interessante é que perguntar e discordar do professor já é considerado desrespeito, se um professor chinês viesse ao Brasil visitar nossas salas de aula voltaria para China traumatizada e querendo políticas de prevenção a brasileirização da educação chinesa.
Em Brasília, na faculdade onde dei aulas trabalhava uma professora cubana. Ela sempre dizia, em Cuba, se o professor estiver na sala nem o ministro da Educação nem Fidel Castro entram sem serem autorizados, aqui aluno e entra e sai da sala e não diz nada. Ela achava, por exemplo, um horror um aluno tirar o calçado dentro da sala de aula, certo dia ela se revoltou pegou os calçados de um aluno e jogou para fora da sala. Eu sempre dizia para ela não se preocupar porque no Brasil no máximo se pode contar com alunos brasileiros mesmo, não há o que ser feito, não há como ter educação cubana.

Nenhum comentário: