"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 20 de maio de 2007

O presidente da República Tcheca não é burro!

O presidente da República Tcheca não é mais Vaclav Havel, mas Vaclav Klaus, entretanto a ignorância continua não sendo a marca da Presidência da República Tcheca! Ele disse que teme que o ambientalismo se torne um fundamentalismo religioso, o novo ópio do povo e que seja o responsável pelo cerceamento das liberdades individuais e coletivas. É claro que é uma posição conservadora. Mas é uma idéia pertinente.

Sempre que escrevo República Tcheco lamento não poder escrever Tchecoslováquia. Logo ninguém nem saberá escrever Tchecoslováquia. Quando na faculdade numa disciplina sobre nacionalismos e fiz um trabalho sobre o Quebec descobri que sou completamente contra qualquer forma de nacionalismo separatista, sou adepto da idéia que Estados para serem viáveis devem ter um território grande.

Nenhum comentário: