"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 26 de maio de 2007

Jornalistas? Uma nova profissão de vida dupla!

Como decorrência das operações da Política Federal que desbaratou uma rede de corrupção e da insuportável Revista Veja descobriu-se as relações do presidente do Senado, Renan Calheiros, com empreiteiros. No que me cabe, não há surpresa com o fato que Calheiros seja corrupto, o que se esperava de alguém que foi da tropa de choque de Collor, foi ministro da Justiça de FHC e, apesar de ser de Alagoas, um estado pequeno, conseguiu se tornar uma liderança importante do PMDB. Esquisito é os políticos e a mídia se surpreenderem com a descoberta que Renan Calheiros sobrevive do dinheiro alheio para favorecer interesses privados.
O que me choca no caso Renan Calheiros é outra coisa. Um dos destinos dos recursos que Calheiros teria recebido era pagar a pensão alimentícia para uma filha que ele teve com a amante. Pouco importa que ele tenha amante e ela seja favorecida pela corrupção. O problema é que ela é JORNALISTA e isto virou uma praga no Brasil. As jornalistas em Brasília têm como segunda profissão serem AMANTES de políticos. E uso a palavra amante para ser suave, são piores do que isso. O FHC mantinha a sua amante com o filho bastardo em Portugal durante o seu mandato para isso não ser assunto. Apesar disso uma jornalista da Globo precisou ser transferida para Nova York durante o mandato FHC por ela estar tendo um caso com ele. A mesma amante de Renan Calheiros foi amante de Luís Eduardo Magalhães. E há outros casos. Isso nos coloca diante de um problema, os jornais no Brasil não são confiáveis, manipulam as informações; agora além de nos preocuparmos com a filiação partidária do jornalista, ou se o jornalista é corrupto, temos que nos preocupar de quem a jornalista é amante. E isso talvez explique porque não soubemos antes que Renan Calheiros é corrupto, será quantas amantes ele não tem para garantir o sigilo da ladroagem! Que triste país, por caminhos diversos todos sonham com a profissão mais antiga do mundo!

Nenhum comentário: