"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

terça-feira, 1 de maio de 2007

Milan Kundera. A insustentável leveza do ser. Citações

"O mais pesado fardo nos esmaga, nos faz dobrar sob ele, nos esmaga contra o chão. Na poesia amorosa de todos os séculos, porém, a mulher deseja receber o peso do corpo masculino. O fardo mais pesado é, portanto, ao mesmo tempo a imagem da mais intensa realização vital. quanto mais pesado o fardo, mais próximo da terra está nossa vida, e mais ela é real e verdadeira."
"a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, com que ele voe, se distancie da terra, do ser terrestre, faz com que ele se torne semi-real, que seus movimentos sejam tão livres quanto insignificantes"

"Mas se você fotografar cactos estará vivendo a sua vida. Se viver só para seu marido, não terá uma vida sua."

"viver dentro da verdade, não mentir nem para si nem para os outros, só seria possível se vivêssemos sem público. Havendo uma única testemunha de nossos atos, adaptamono-nos de um jeito ou de outro aos olhos que nos observam, e nada mais do que fazemos é verdadeiro. Ter um público, pensar no público, é viver na mentira."

"O amor é um combate, vou lutar por muito tempo. Até o fim."

"Einmal ist keinmal. Uma vez não conta. Uma vez é nunca. A história da Boêmia não vai se repetir uma segunda vez, nem a história da Europa. A história da Boêmia e a história da Europa são dois esboços que a inexperiência fatal da humanidade traçou. A história é tão leve quanto a vida do indivíduo, inssutentavelmente leve, leve como uma pluma, como uma poeira que voa, como uma coisa que vai desaparecer amanhã."

"Das duas uma: ou o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus - e então Deus tem intestinos -, ou Deus não tem intestinos e o homem não se parece com ele."

"A idéia de que o universo kitsch soviético podia tornar-se realidade e que ela podia ser obrigada a viver nessa realidade dava-lhe calafrios. Preferia, sem hesitação, a vida no regime comunista real, com todas as suas perseguições e suas filas na porta dos açougues. No mundo comunista real era possível viver. No mundo do ideal comunista realizado, naquele mundo de cretinos sorridentes com as quais ela não poderia ter o menor diálogo, teria morrido de horror em uma semana."

"nenhum ser humano pode oferecer a outro o idílio. Só o animal pode, porque não foi expulso do Paraíso. O amor entre o homem e o cão é idílico. É um amor sem conflitos nem cenas dramáticas, sem evolução."

"einmal ist keinmal, uma vez não conta, uma vez é nunca. Não poder viver senão uma vida é como não viver nunca."

Nenhum comentário: