"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quinta-feira, 10 de maio de 2007

República de Weimar

A República de Weimar, produto do idealismo que sedimentou o caminho de Hitler. Em geral a maior causa da guerra é a paz.


GAY, Peter. A cultura de Weimar.

“A tragédia da República de Weimar é que, conquanto fosse bem-sucedida nessa meta – o brilhantismo dos refugiados de Hitler é uma medida de seu êxito – o trauma de seu nascimento foi tão grande que ele não pode nunca registrar a lealdade desinteressada de todos, ou mesmo de seus beneficiários.”

“Certamente, a mentalidade política não pode ser treinada numa atmosfera de frustração permanente, ou com a sensação de que tudo é uma impostura. Quando a Constituição democrática de Weimar abriu suas portas para verdadeiros políticos, os alemães ficaram à porta, de boca aberta, como camponeses convidados para um palácio, mal sabendo como se comportar.”

Nenhum comentário: