"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Não brindemos à ignorância ou Maria Hermínia Tavares de Almeida

Não gosto da professora de Ciência Política da USP, Maria Hermínia Tavares de Almeida, por ela ser neoliberal até a alma e ardorosa defensora do governo FHC. Mas sábado descobri que ela é neliberal, mas não faz brinde à ignorância como seus colegas José Arthur Giannotti e Eduardo Giannetti da Fonseca. A Maria Hermínia e o Giannetti estavam no Globonews Painel discutindo as novas denúncias de corrupção e as causas. Como bom neoliberal, o Giannetti disse que a causa da corrupção era porque o dinheiro não era gasto onde era arrecadado, tinha muitos municípios que só sobreviviam por receber dinheiro da União e como os recursos vinham de fora a população não fiscalizava. Ele disse isso uma vez e ninguém discordou, estava desesperado em casa de deixarem passar isso. Felizmente o Giannetti repetiu a besteira e a Maria Hermínia virou pra ele e disse, isso é apenas uma posição normativa, não há dado algum que mostre que isso seja verdade, ao contrário, a corrupção maior está em São Paulo, Rio Janeiro, Minas Gerais. O Giannetti ficou sem resposta mostrando a sua debilidade intelectual e a insustentabilidade da sua teoria, apenas reafirmou que há muitos munícipios que precisam de recursos da União e isso é importante. A professora Maria Hermínia mostrou que é possível ser neoliberal sem cultivar a ignorância. Infelizmente para o Giannetti, ele não tem para onde fugir, o neoliberalismo já lhe consumiu os neurônios. O Giannotti que não estava no programa ainda pode se salvar se abandonar a missão de defender os atos indefensáveis dos amigos mesmo que eles sejam FHC e José Serra.
Agora quanto aos municípios. O Giannetti tem razão quando diz que temos muitos munícipios financeiramente inviáveis. Mas os municípios foram criados de forma descontrolada inclusive pelo governo dele, o de FHC. E agora o que fazer? Parar de fornecer recursos para estes municípios e deixar a vida da população se deteriorar para um patamar pior do que já é? É claro que o Brasil deveria ter menos municípios, mas mesmo que houvesse ainda haveria transferência de recursos para os municípios, o que o Giannetti critica é inerente a solidariedade federativa. Não há o que fazer exceto buscar melhorar os mecanismos de gestão dos recursos públicos e tentar conscientizar a população da necessidade de fiscalizar as ações dos governos municipais.

Nenhum comentário: