"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Complementando a reforma da grade do curso de REL da UnB

Além de propor uma reforma curricular, eu também apresentei para os professores a proposta de criação de um Decanato de Relações Internacionais. Hoje eu me pergunto se eu realmente imaginei que eles levariam isso em consideração ou se fiz por desencargo de consciência. Claro que algumas das atribuições do decanato que deveria ser criado já eram exercidas por outros órgãos. A proposta do Decanato foi elaborado para um candidato a reitor que eu inventei de apoiar. Ele perdeu.


Decanato de Relações Internacionais

Atribuições:

· divulgar os trabalhos científicos produzidos na UnB no exterior. Dever-se-ia traduzir para o inglês os melhores trabalhos produzidos por alunos e professores e enviar ao menos um exemplar para as melhores universidades do mundo.

· buscar uma maior aproximação entre as embaixadas em Brasília e a universidade, possibilitando que os professores, alunos e a comunidade em geral possam conhecer um pouco mais sobre a cultura e história destes países. Isto poderia se dar através de cursos de extensão e exposições. Por exemplo, a criação de um núcleo de estudos chineses, que estudasse a China sobre os mais diversos aspectos, e promovesse cursos de língua e cultura chinesa teriam uma grande chance de serem financiados pela Representação de Taiwan no Brasil e desta forma conseguir recursos para outras atividades da universidade. Outra forma possível de cooperação seria convidar diplomatas estrangeiros para ministrar cursos de extensão ou mesmo disciplinas regulares se eles estiverem aptos para isso, especificamente no curso de relações internacionais isto seria muito bem vindo.

· num momento em que é política oficial do governo federal reduzir os recursos destinados ao ensino superior, poderia ser responsabilidade deste decanato encontrar instituições no exterior que se disponham a financiar projetos de pesquisa na UnB. Buscar uma parceria, por exemplo com empresas multinacionais, onde a universidade trabalharia em um projeto de interesse específico da empresa, e como contrapartida a empresa financiaria outro projeto que não necessariamente teria relação com os interesses diretos da empresa para que os cursos beneficiados não fossem apenas aqueles que tem apelo de mercado.

· buscar estabelecer convênios com universidades estrangeiras para a troca de pesquisadores.

· conseguir bolsas de estudo para alunos da UnB realizarem parte de seu curso de mestrado e doutorado no exterior.

· promover periodicamente seminários com importantes membros da comunidade acadêmica internacional.

· buscar trazer para a UnB alguns congressos científicos internacionais.

· buscar trazer para UnB também alunos que não sejam de países do Terceiro Mundo, mesmo que não seja para cursarem o curso completo, mas apenas um período, para que seja possível fazer da UnB uma universidade internacional.

· organizar e patrocinar o envio de professores da UnB para participarem de eventos no exterior.

Nenhum comentário: