"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 25 de outubro de 2009

União Africana: convenção sobre refugiados

União Africana adopta convenção

Refugiadas passam por dificuldades em campo de acolhimento no Zimbabwe

Fotografia: AFP

A União Africana (UA) adoptou, na sexta-feira, em Kampala, uma convenção inédita sobre deslocados, repatriados e refugiados, cujo objectivo é proteger as 17 milhões de pessoas forçadas a abandonar as casas em África.
“Os chefes de Estado e de Governo acabam de adoptar a Convenção e a Declaração de Kampala”, disse, à France Presse, uma porta-voz da UA, que pediu o anonimato.
“Houve algumas emendas ao projecto, principalmente depois das discussões sobre os grupos armados e a definição do seu papel. Mas os documentos foram adoptados”.
Os representantes de 46 dos 53 Estados membros da organização continental estiveram reunidos, desde quinta-feira, em Kampala (Uganda), para discutir a convenção, que deve ser ratificada por, pelo menos, 15 países africanos, para poder vigorar.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) refere que África tem 17 milhões de refugiados e deslocados internos. Os deslocados internos, 12 milhões, são a maioria.
A convenção impõe aos países signatários a obrigação de ajudar os deslocados, em particular os mais vulneráveis, como os idosos, e frisa que espera que o “documento sirva como ferramenta para prevenir deslocados forçados”.
Protecção
No ano passado, os 53 Estados membros da UA decidiram melhorar a protecção aos refugiados e deslocados.
Um diplomata africano afirmou que alguns países podem mostrar-se reticentes a ratificar uma convenção que vincula do ponto de vista jurídico.
“Os Estados são obrigados a processar penalmente as pessoas que cometerem violações graves ao direito internacional humanitário”, explicou o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Jakob Kellenberger.
“O direito humanitário internacional preocupa-se, desde o começo, com a questão dos refugiados, mas não completamente com a questão dos deslocados. Esta convenção enriquece o direito internacional, na medida em que o número de deslocados em África é muito superior ao de refugiados”, disse à France Presse o comissário de paz e segurança da UA, Ramtame Lamamra.
O CICV salientou que se trata de uma “convenção histórica”, mas adiantou que os seus “efeitos não vão ser sentidos imediatamente”.

http://jornaldeangola.sapo.ao/13/0/uniao_africana_adopta_convencao

Nenhum comentário: