Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, visita o país
- 22-Oct-2009 - 18:10
Na companhia de vários empresários, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o embaixador Celso Amorim efectua no próximo domingo uma visita oficial à Guiné-Bissau.
A visita oficial e de trabalho do embaixador Celso Amorim é a última de um périplo que o levou ao Mali, Guiné-Equatorial e Togo. De acordo com o embaixador do Brasil na Guiné-Bissau, Jorge Geraldo Kadry, a deslocação do chefe da diplomacia brasileira a Bissau, tem como objectivo fazer ponto da situação da cooperação bilateral entre os dois países, dois meses depois da investidura do Presidente da Republica, Malam Bacai Sanhá.
De acordo com o programa da visita a Bissau, esta terá duas vertentes, nomeadamente governamental e empresarial devendo, a este propósito, manter encontros com o Presidente da República, primeiro-ministro e alguns membros do Governo, entre os quais a ministra dos Negócios Estrangeiros e o ministro da Defesa Nacional e da Função Pública. Com este, o governante brasileiro vai visitar e inaugurar o Centro de Formação Profissional Brasil Guiné-Bissau, situado em Bissau, mais concretamente na Granja de Pessubé, nos subúrbios da capital guineense.
No aspecto empresarial, o embaixador do Brasil na Guiné-Bissau revelou que, Celso Amorim agendou encontro com empresários nacionais, onde vão ser identificadas áreas de investimento que possam interessar ao grupo de empresários brasileiros. O diplomata brasileiro destacou a importância da vinda destes empresários ligados às áreas da construção civil, indústria, alimentação e infra-estruturas.
No aspecto político, Jorge Geraldo Kadry, lembrou que o Brasil assumiu desde finais de 2007 o compromisso da reestruturação e reconstrução do país, o que considerou como um sinal positivo do Presidente brasileiro Lula da Silva, sobretudo quando o Brasil, decidiu ficar à frente da Comissão da Configuração da Guiné-Bissau junto das Nações Unidas. Jorge Geraldo Kadry admitiu ainda a possibilidade de ser acertada a data da visita do Presidente da República, Malam Bacai Sanhá ao Brasil.
O embaixador do Brasil na Guiné-Bissau disse ainda que depois das eleições, o país vive o seu melhor momento, o que encoraja mais a cooperação e uma maior aproximação entre os dois países.
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=24285&catogory=Guin%E9%20Bissau
Nenhum comentário:
Postar um comentário