"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 25 de outubro de 2009

Celso Amorim na Guiné Bissau

Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, visita o país
- 22-Oct-2009 - 18:10
Na companhia de vários empresários, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o embaixador Celso Amorim efectua no próximo domingo uma visita oficial à Guiné-Bissau.
A visita oficial e de trabalho do embaixador Celso Amorim é a última de um périplo que o levou ao Mali, Guiné-Equatorial e Togo. De acordo com o embaixador do Brasil na Guiné-Bissau, Jorge Geraldo Kadry, a deslocação do chefe da diplomacia brasileira a Bissau, tem como objectivo fazer ponto da situação da cooperação bilateral entre os dois países, dois meses depois da investidura do Presidente da Republica, Malam Bacai Sanhá.
De acordo com o programa da visita a Bissau, esta terá duas vertentes, nomeadamente governamental e empresarial devendo, a este propósito, manter encontros com o Presidente da República, primeiro-ministro e alguns membros do Governo, entre os quais a ministra dos Negócios Estrangeiros e o ministro da Defesa Nacional e da Função Pública. Com este, o governante brasileiro vai visitar e inaugurar o Centro de Formação Profissional Brasil Guiné-Bissau, situado em Bissau, mais concretamente na Granja de Pessubé, nos subúrbios da capital guineense.
No aspecto empresarial, o embaixador do Brasil na Guiné-Bissau revelou que, Celso Amorim agendou encontro com empresários nacionais, onde vão ser identificadas áreas de investimento que possam interessar ao grupo de empresários brasileiros. O diplomata brasileiro destacou a importância da vinda destes empresários ligados às áreas da construção civil, indústria, alimentação e infra-estruturas.
No aspecto político, Jorge Geraldo Kadry, lembrou que o Brasil assumiu desde finais de 2007 o compromisso da reestruturação e reconstrução do país, o que considerou como um sinal positivo do Presidente brasileiro Lula da Silva, sobretudo quando o Brasil, decidiu ficar à frente da Comissão da Configuração da Guiné-Bissau junto das Nações Unidas. Jorge Geraldo Kadry admitiu ainda a possibilidade de ser acertada a data da visita do Presidente da República, Malam Bacai Sanhá ao Brasil.
O embaixador do Brasil na Guiné-Bissau disse ainda que depois das eleições, o país vive o seu melhor momento, o que encoraja mais a cooperação e uma maior aproximação entre os dois países.

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=24285&catogory=Guin%E9%20Bissau

Nenhum comentário: