"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

terça-feira, 1 de maio de 2007

Livros

Abaixo coloquei várias citações de "O retrato de Dorian Gray", "Memórias de Adriano" e "A insustentável leveza do ser". Memórias de Adriano é um livro cansativo, mas interessante. Retrato de Dorian Gray é muito bom. A insustentável leveza do ser oscila entre momentos muito bons e outros chatíssimos. É um livro politicamente engajado, crítico dos regimes comunistas. Pessoalmente não gosto da literatura contemporânea, e Kundera padece do principal defeito dele, é muito vulgar em alguns momentos, gratuitamente crítico de Deus.
Eu organizo as minhas leituras em blocos, do mesmo bloco que os três anteriores, mas que não coloquei citações está Germinal de Émile Zola, um livro chatíssimo, insuportável. Émile Zola tem um papel fundamental na luta anti-semitismo na França pelo artigo "J'accuse", gostaria muito de ter gostado do livro dele, deveria ter gostado, ele é um autor importante, mas odiei. No futuro tentarei outro livro dele ou mesmo dou uma segunda chance para Germinal.
Outro livro foi "O vermelho e o negro" de Stendhal. Excelente, bom inclusive para entender a França e a história francesa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Credo prof, esse Dorian Gay é o livro + baitola q já ví na minha vida! Uma pederastia só, sendo assim, é ruim mesmo sendo é bom. (sou preconceituoso mesmo, e daí?)

E o do Leveza do ser, é muito bom, só é um saco esses autores metidos a senhores sabichões, querem parecer gênios ensinando os leitores, ele colocar a partitura do barato lá do Beethoveen foi ridiculo, + tirando isso o livro é bem bom.

Os outros não lí.