"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 11 de abril de 2009

União Européia: problema ou solução?

Interessante como a visão dos países que estão dentro e fora são divergentes, especialmente na questão do Euro. Quem está dentro considera, o euro neste momento de crise como um problema, a unificação monetária restringiu fortemente as margens de ação dos Estados Nacionais. Por sua vez as débeis economias da Europa oriental cujas moedas são fracas e incapazes de serem sustentadas na crise desejam ingressar rapidamente na área do Euro. O próprio FMI pediu para a UE aceitar uma aceleração na incorporação destes países na área do Euro o que foi prontamente rejeitado. Sintomático das dificuldades do Leste Europeu é que neste momento  de crise o FMI está muito mais ativo lá do que na América Latina, tradicional área de atuação do FMI.

Outro que quis dar palpite na expansão da UE foi o Obama pedindo a incorporação da Turquia à UE que foi também prontamente rejeitada por Sarkozy. A entrada da Turquia seria inviabilizar a União Européia, se já é difícil conviver com uma rancorosa Polônia, mais difícil ainda seria compatibilizar políticas com a Turquia. Se pudessem retroceder a UE teria feito apenas um acordo de livre comércio com os países do Leste Europeu.

Nenhum comentário: