"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Tortura: órgão da OEA dá queixa contra Brasil por crimes da ditadura

Tortura: órgão da OEA dá queixa contra Brasil por crimes da ditadura

Publicada em 08/04/2009 às 20h31m

SÃO PAULO - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), prestou queixa formal contra o Brasil pela prisão, tortura e desaparecimento de 70 pessoas na campanha do Exército contra a guerrilha do Araguaia, durante o regime militar na década de 70, informou o órgão nesta quarta-feira. A demanda foi apresentada dia 26 de março à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A queixa se refere à "detenção arbitrária, tortura e desaparecimento de integrantes do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e camponeses, durante a campanha contra guerrilheiros que atuavam na região do rio Araguaia, na região Norte, entre os anos de 1972 e 1975.

O texto ressalta que o envio do caso à Corte apresenta "uma nova oportunidade para consolidar a jurisprudência sobre leis de anistia... e a obrigação dos Estados de investigar, processar e punir graves violações dos direitos humanos".

A entidade afirma que devido à Lei da Anistia, sancionada pelo governo militar em 1979, "o Estado não conduziu uma investigação penal com o objetivo de julgar e punir" os responsáveis pelos desaparecimentos.

A CIDH é um órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA) e é integrada por sete membros independentes, que não representam nenhum país, e são eleitos pela Assembleia Geral da OEA.

Nenhum comentário: