"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Caso Uniban: A ignorância é algo que se cultiva com o tempo!

Sempre brinco com os alunos que a ignorância é algo que se cultiva com o tempo, mas nunca imaginei ver a ignorância ser cultivada com tanto esmero, com tanta dedicação quanto neste caso da Uniban. É impressionante como em curto espaço de tempo conseguiram cultivar tanta ignorância, foram quase 30 anos de trabalho intenso, dá para ver que se esforçaram muito, quando parecia que haviam chegado ao ápice conseguiram mostrar que em pouco mais de uma semana podem progredir muito, alimentar muito a ignorância, que não há limites, sempre é possível se superar e ser mais ignorante.

Eu fico imaginando a cena, o advogado chega para o reitor da universidade e diz, analisei todos os precedentes, toda a legislação e tenho a saída perfeita para resolver o problema. O reitor entusiasmado pergunta, qual? Diga logo! E o advogado, é simples vamos expulsar a aluna de mini-saia. O reitor, noooossa! Que idéia maravilhosa, duvido que outro advogado conseguisse pensar nisso, o senhor faz jus ao seu salário e ao prêmio de melhor aluno da sua turma, quando o senhor se formou aqui, eu disse para todo mundo que o senhor ainda se destacaria no Brasil inteiro pela suas idéias brilhantes, sua hora chegou. Parabéns! Muito Obrigado, nós vamos implementar a sua decisão.

O diretor de marketing que estava na reunião e que não queria ficar para trás, também tinha sido o melhor aluno da sua turma de administração, tomou a palavra e disse, magnífico reitor, eu tenho uma idéia para tornar ainda melhor a proposta do nosso colega do jurídico. O reitor já sabendo estar cercado pelos mais dedicados, logo se entusiasmou, diga, diga, diga logo que precisamos nos livrar desse problema rapidamente. E o diretor de marketing, magnífico reitor, vamos fazer do limão uma limonada, vamos aproveitar para fazer uma campanha de marketing anunciando em todos os jornais de São Paulo e com destaque que expulsamos a aluna. Vai ser ótimo, vamos solidificar uma imagem para a instituição, não vamos nem precisar fazer campanha de propaganda do vestibular, porque a mídia vai citar tanto o nosso nome no mundo inteiro que vamos ficar mais famosos que o Pelé. O reitor ficou maravilhado, e disse, depois disso acho que vamos ter que fundar um novo campus com seu nome. O diretor jurídico ficou revoltado por não ter tido esta idéia antes. Agora está todo mundo da direção correndo atrás para conseguir uma idéia melhor que as dos diretores jurídico e de marketing. Com muito esmero, muita dedicação, vão chegar lá, o caminho da ignorância é longo, tortuoso, mas pode ser trilhado.

Se eu sou o reitor da Uniban e ouço uma idéia besta desta, demito o advogado na hora por estar mancomunado com a aluna. Não é possível, para um diretor jurídico propor uma besteira desta só se for ganhar dinheiro por fora. Porque a aluna vai ficar rica, não vai precisar mais cursar turismo, vai fazer turismo. Se a justiça brasileira trabalhar corretamente vai arbitrar um valor que efetivamente penalize a Uniban. É uma situação surreal, não tem cabimento algum. A faculdade já estava numa posição vulnerável pela ação animalesca dos alunos sem que a faculdade fizesse qualquer coisa para proteger a aluna. Agora a Uniban se tornou algoz. E pior não se conteve em expulsar, ainda publicou no jornal ataques à moça. E em entrevista  o diretor jurídico da Uniban consegue dar declarações mais desastradas. Coitado, quando ele for demitido da Uniban, ninguém mais vai contratá-lo, porque para ter idéia assim você não precisa de advogado, você precisa de advogado quando você tem idéias assim. O advogado deveria estar lá para impedir a besteira.

Nenhum comentário: