"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

As relações internacionais são muito divertidas especialmente se a levarmos a sério

A Folha online publicou hoje a relação abaixo dos países que já tomaram uma posição clara sobre a independência de Kosovo. Ler a lista é muito divertido. Primeiro pela parcialidade da lista onde não consta a Rússia entre os que não reconhecem, porque já é considerada parte interessada. Até nisso a imprensa brasileira rouba, é impressionante. Segundo, a própria lista é engraçada, o que o Vietnã, o Azerbaijão tem com o assunto? O Afeganistão também é risível, mas é país ocupado, não tem escolhe. Terceiro, pelo jeito o atual governo turco não entende nada de relações internacionais, não percebe que a questão de Kosovo é igual a dos curdos? Isso que se chama subserviência controlada. A quarta ironia é o tamanho da lista como se fizesse diferença a quantidade de país que reconhecem e não reconhecem quando o que interessa é EUA são a favor e a Rússia é contra. Pronto. Kosovo nunca vai entrar na ONU exceto se a Rússia precisar trocar a entrada de Kosovo por alguma coisa muito mais importante. E quem vai dar alguma coisa pelo Kosovo?

Veja os países que já deixaram claras suas posições:

Reconhecem

Afeganistão: O Afeganistão disse nesta segunda-feira que reconhece e apóia Kosovo como um país independente.

Alemanha: Berlim declarou que irá reconhecer a independência de Kosovo.

Estados Unidos: Os EUA reconheceram formalmente Kosovo como "um país soberano e independente", segundo declaração da secretária de Estado, Condoleezza Rice, nesta segunda.

França: A França reconheceu a independência de Kosovo nesta segunda, após os ministros das Relações Exteriores da UE emitirem uma declaração conjunta sobre o futuro da província separatista. A UE afirmou, no comunicado, que irá trabalhar pela estabilidade na região, ao mesmo tempo em que deixa seus membros livres para decidirem se reconhecem a independência de Kosovo.

Itália: Massimo D'Alema, ministro das Relações Exteriores da Itália, disse nesta segunda que irá reconhecer Kosovo como um Estado independente sob supervisão internacional.

Reino Unido: O chanceler David Miliband anunciou nesta segunda que o país irá reconhecer a independência de Kosovo.

Turquia: O chanceler Ali Babacan afirmou nesta segunda que a Turquia decidiu por reconhecer Kosovo como um Estado independente.

Não reconhecem

Azerbaijão: A ex-república soviética disse que não reconhece a independência de Kosovo.

Espanha: O país, que enfrenta seus próprios movimentos separatistas, afirmou que não reconhece o novo país.

Países da UE: Diversos países da UE, entre eles Chipre, Grécia, Eslováquia e Bulgária indicaram que não irão reconhecer Kosovo agora por questionamentos legais ou temores em relação a minorias insurgentes em seus próprios países.

Romênia: A Romênia afirma que não irá reconhecer a independência de Kosovo, mas não irá bloquear a posição da UE.

Vietnã: O Vietnã declarou que se opõe à independência de Kosovo.

Nenhum comentário: