"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Roberto Aguiar é um bom nome!

Eu tive aulas com o Roberto Aguiar na UnB.  Dentro das idiossincrasias (para não chamar de clientelismo, paternalismo, etc) vigentes nas universidades existe a de criar disciplinas obrigatórias no curso pensando apenas no interesse pesssoal do professor sem que se considere se a disciplina cabe ou não no curso. Então na época que foi pensada a grade do curso de relações internacionais da UnB incluíram a disciplina de Direito das Sociedades Comerciais para atender a demanda de uma professora que dava aulas no departamento. Depois a professora se aposentou a disciplina ficava lá e ninguém a queria. O último a ministrá-la foi o professor Roberto Aguiar. Era uma disciplina dos últimos semestres. Mas uma colega e eu pegamos logo no início do curso, fomos os únicos da minha turma que cursaram a disciplina, os outros tiveram que fazer outras disciplinas para compensar a ausência desta que deixou de ser ofertada.  A princípio pode parecer uma disciplina vazia e sem sentido, especialmente para o curso de relações internacionais. Mas eu gostei muito da disciplina pelo enfoque dado pelo Roberto Aguiar. Os melhores textos sobre o direito li nesta disciplina. Apesar das besteiras que o blogueiro da Veja fala contra o Direito Achado na Rua, esta disciplina permitiu tomar contato com estas idéias, além da antropologia de Pierre Clastres. Um dos livros da disciplina passei anos procurando nos sebos até que mais de 10 anos depois de terfeito a disciplina consegui comprar num sebo aqui em São Paulo, "O Direito e a ascensão do capitalismo". Os próprios livros do Roberto Aguiar são muito interessantes, gostei muito de "Direito, poder e opressão". É certamente uma pessoa bem intencionada, sinceramente que a escolha dele é melhor do que a Sepúlveda Pertence por ser o Roberto Aguiar muioto mais ligado com a história recente da UnB.

Também gostaria de reforçar o que disse em outro post, o que está ocorrendo agora na UnB é o ponto culminante de um processo iniciado ainda no governo FHC, que permitiu a reeleição de reitores o que na UnB fortaleceu o grupo do Lauro Morhy então reitor e abafou todas as críticas sobre desvios de dinheiro, sobre a ação do CESPE. Também é preciso ter claro que as eleições nas universidades assumiu ares de eleições em qualquer prefeitura brasileira, jogo baixo, compra de votos, promessas, acúmulo de recursos para campanha. Eleição para reitor passa longe de um discussão civilizada e intelectual sobre a universidade, o seu papel no país e no mundo. Predominam os interesses paroquiais.

Nenhum comentário: