"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Dos sentimentos que nos distanciam dos outros e do conhecimento

Quando eu era criança perdia meu tempo assistindo o programa da Xuxa, e como ocorre até hoje, periodicamente ela tinha as suas crises públicas de solidão e fazia alguns comentários sobre isso. Num destes comentários ela dizia que a falta de um amor era compesada pela relação com o público, porque a admiração era uma forma de amor à distância. Então mesmo não encontrando um homem que a amssa ela tinha uma forma de amor. Obviamente era uma forma de jogar com os sentimentos do público, mas era um observação sagaz. O problema da definição dela é que o peso recai sobre a distância e não sobre o amor. Ou seja, a admiração é um sentimento que afasta as pessoas, porque as coloca em situações desiguais, estabelece um hierarquia, a admiração produz distanciamento e não pode ser convertida em amor de fato. O amor só pode ocorrer entre os iguais, do contrário uma parte sempre sairá perdendo. Esta é uma questão geral, as relações frutíferas apenas são possíveis entre pessoas que se reconhecem como iguais, onde não há hierarquia.

Aqui darei um giro de 180 graus para transferir a lógica para as questões intelectuais. É óbvio que Weber foi muito mais culto do que eu, que Marx sabia muito mais do que eu, que Aristóteles dominava muito mais do conhecimento da sua época do que eu seria capaz em alguns encarnações. Entretanto, é óbvio que eu sei coisas que eles não sabiam, experiências que eles não tiveram, e isto permite que faça perguntas para eles que eles não sabem responder, perguntas que me ajudam a aprender, a construir meu próprio conhecimento. Se pensar na minha ignorância e no quanto eram sábios Marx, Weber, Hobbes e etc. fica impossível estabelecer uma relação construtiva com eles. Nesta relação  é melhor invejar, considerar a fama deles injusta. É impossível aprender e construir o próprio conhecimento se assumir a posição que alguém tem o que ensinar, sabe tudo o que é preciso, enquanto vc apenas precisa ouvir a verdade que está sendo proferida. Ninguém ensina ninguém. É preciso tomar a decisão de aprender e construir o próprio conhecimento.

Nenhum comentário: