"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

terça-feira, 15 de abril de 2008

Notas de um discurso

Abaixo segue as notas para o discurso proferido na colação de grau realizada em 14/04/2008:

Vou começar pedindo a colaboração de vcs. Às vezes parece que os ex-alunos são menos importantes para a faculdade do que os que ainda estão no curso. Ledo engano. Os formandos são fundamentais, são nossos embaixadores, nossos representantes no mercado de trabalho, são a cara da faculdade no mundo real, e penso estarmos bem representados, é com isto que eu conto para termos sempre novos alunos.

Os ex-alunos também são importantes porque podem nos trazer informações sobre o mercado de trabalho, informações sobre os rumos e os caminhos que o curso deve tomar. Conto com vcs também para este trabalho. E, claro, numa sociedade que demanda cada vez mais a formação permanente, cabe a nós colocarmo-nos a disposição para atender as contínuas demandas de formação de nossos alunos. Estejam certos que estamos à disposição.

Lembrar isto também é uma forma de expressar o meu egoísmo, meu lamento por ver os meus alunos irem embora, então fico imaginando formas de trazê-los de volta. Professor deve ser desapegado, porque ao longo do tempo passarão muitas vidas na sua vida, pessoas que irão cativá-lo, mas que depois precisam seguir em frente. Mas ainda não consegui a virtude do desapego, cada aluno que parte é uma perda, a cada início de semestre os corredores parecem vazios ainda que o número de alunos tenha aumentado, porque faltam muitos dos rostos que me conquistaram. Por isso peço não desapareçam, alegrem o meu dia enviando notícias do sucesso que vcs estarão conquistando no mercado de trabalho. Permitam-me que continue partilhando do caminho que vcs irão seguir e partilhem também do caminho que o nosso curso irá tomar. Muito obrigado.

Nenhum comentário: