Abaixo segue as notas para o discurso proferido na colação de grau realizada em 14/04/2008:
Vou começar pedindo a colaboração de vcs. Às vezes parece que os ex-alunos são menos importantes para a faculdade do que os que ainda estão no curso. Ledo engano. Os formandos são fundamentais, são nossos embaixadores, nossos representantes no mercado de trabalho, são a cara da faculdade no mundo real, e penso estarmos bem representados, é com isto que eu conto para termos sempre novos alunos.
Os ex-alunos também são importantes porque podem nos trazer informações sobre o mercado de trabalho, informações sobre os rumos e os caminhos que o curso deve tomar. Conto com vcs também para este trabalho. E, claro, numa sociedade que demanda cada vez mais a formação permanente, cabe a nós colocarmo-nos a disposição para atender as contínuas demandas de formação de nossos alunos. Estejam certos que estamos à disposição.
Lembrar isto também é uma forma de expressar o meu egoísmo, meu lamento por ver os meus alunos irem embora, então fico imaginando formas de trazê-los de volta. Professor deve ser desapegado, porque ao longo do tempo passarão muitas vidas na sua vida, pessoas que irão cativá-lo, mas que depois precisam seguir em frente. Mas ainda não consegui a virtude do desapego, cada aluno que parte é uma perda, a cada início de semestre os corredores parecem vazios ainda que o número de alunos tenha aumentado, porque faltam muitos dos rostos que me conquistaram. Por isso peço não desapareçam, alegrem o meu dia enviando notícias do sucesso que vcs estarão conquistando no mercado de trabalho. Permitam-me que continue partilhando do caminho que vcs irão seguir e partilhem também do caminho que o nosso curso irá tomar. Muito obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário