"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 5 de abril de 2008

Cançado Trindade no tribunal de Haia

Segundo o site do colunista do Globo Ancelmo Gois, o encontro entre a ministra do STF Ellen Gracie e o presidente da Eslovênia em visita ao Brasil foi constrangedor porque ele elogiou o jurista Antônio Augusto Cançado Trindade que está concorrendo com ela por uma vaga na Corte de Haia.

Num processo sério, não haveria disputa, é óbvio que o Cançado trindade é muito melhor que a Ellen Gracie. Do ponto de vista intelectual não há base de comparação. Cançado Trindade é uma sumidade na área do direito internacional e na militância em defesa dos direitos humanos.

Como todos sabem, considero a defesa dos direitos humanos fundamental, importante, mas a discussão intelectual disso sempre me parece muito trivial. Então este tipo de estudos nunca me atraiu. Portanto ao contrário dos meus colegas que eram loucos por fazer matéria com o Cançado Trindade, eu nunca me interessei. Também boa parte do pessoal que estudou comigo trabalhou em algum momento em algo relacionado aos direitos humanos. Em Brasília era um campo aberto. Apesar de não seguido por essa área não há como não reconhecer a importância do Cançado Trindade.

PS: Com o Francisco Rezek, que foi para Haia, eu tive aula. Só tinha um problema ou você assistia as aulas ou lia o livro dele, os dois te matariam de tédio, porque era igualzinho. Tudo era tão padronizado que até o assesssor dele, que às vezes dava aula, fazia tudo igualzinho, tudo, tudo, tudo.

Nenhum comentário: