"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 17 de junho de 2007

Toca de Assis: aumento da fé ou religiosidade fashion?

Ando impressionado com a quantidade de membros da Toca de Assis que circulam pela região central de São Paulo, como tenho boa memória visual, tenho certeza que não são sempre os mesmos. Então ou eles estão aumentando em número ou todos os membros do resto do estado ou do país vieram para cá. Pelas caras jovens me parece que estão crescendo. E obviamente pela cara não se julga a fé de ninguém, mas que por muitas caras parece mais um modismo, uma experiência passageira de quem depois pode voltar correndo para o bolso dos pais, isso parece. São jovens com a cara da maior parte dos meus alunos e a maior parte dos meus alunos não tem cara de quem possa viver como franciscanos mendicantes. Nem os descolados da USP ou da Unicamp que andam de chinelos como os membros da Toca de Assis fariam isso. Pode ser que o problema seja apenas que quem não tem fé não consegue crer na fé alheia.

Nenhum comentário: