"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 9 de junho de 2007

Comentando favoritos 5.

Os blogs eu não irei informar o que são pois já está especificado. São todos interessantes no que se propõem fazer.
O site do Carlos Cirne-Lima tem alguns artigos, mas é mais para informação sobre o autor, é um estudioso da dialética. Dois livros interessantes: "Sobre a Contradição" e "Dialética para principiantes".
O segundo link é para o centro de estudos do Carlos Escudé. Escudé é autor de uma teoria do realismo periférico, ideólogo da política externa do governo Menem, defendia a adesão da Argentina aos EUA no início dos anos 90, e hoje se arrependeu diz que a Argentina deve aceitar a liderança brasileira. É autor da única teoria das relações internacionais formulada na periferia no sentido rigoroso do termo, ou seja, criticando as teorias existentes. Possui disponível on-line uma obra completa sobre a história da política externa argentina, não há algo similar no Brasil. Vale a pena visitar.
O terceiro é de um centro de pesquisa sobre paz, sobre os conflitos bélicos.
O Cato Institute é uma tradicional organização liberal, que obviamente faz campanha em defesa das teses liberais em qualquer assunto. Quer saber se você pensa errado, veja se o cato pensa como você.

http://www.cirnelima.org/
http://www.cema.edu.ar/ceieg/
http://www.carnegieendowment.org/
http://www.cato.org/

Nenhum comentário: