"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 9 de junho de 2007

Comentando favoritos 6.

O texto postado abaixo do Nye foi retirado do site Weatherhead Center for International Affairs de Harvard, que é um dos links em favoritos. É sempre um site que deve ser visitado em qualquer pesquisa sobre relações internacionais. Outro link de Harvard disponível é o do Center dor International Development. Esse desenvolvimento está em sentido amplo trata desde combate à corrupção até questões econômicas propriamente ditas.
O site do CEPII é excelente, é francês, mas possui versão inglês e muitos dos textos são em inglês. Todos que desejam não permanecer prisioneiros das idéias norte-americanas devem visitar o CEPII. E ainda fazer uma visita também a site do Cepremap que eu esqueci de colocar nos favoritos. Os temas tratados são basicamente de economia.
Center for Civil Society é uma ONG como já se percebe pelo nome, uma organização liberal indiana. Por exemplo, a campanha atual é que o dinheiro não vá para as escolas, mas para os alunos para que eles possam escolher a escola, é o direito de escolher. Típica campanha liberal. mas serve para conhecer a Índia. Vou deturpar o pensamento de um autor, Quentin Skinner diz que conhecemos o pensamento de uma época pelos autores menores, podemos dizer então que conhecemos ma sociedade pelos piores, portanto, comecemos a conhecer a Índia conhecendo o que defendem os liberais indianos. Quer conhecer o mais insuportável liberal indiano visite http://www.econ.ucla.edu/lal/ que nunca estará nos favoritos, é a página de Deepak Lal. Para se purificar depois desta visita aos párias do pensamento faz bem conhecer o Centre for the Study of Globalisation and Regionalisation da Universidade Warwick do Reino Unido. Ai as idéias serão críticas ao processo de globalização e ao capitalismo. Onde mais em pleno 2007 você poderia encontrar artigos sobre reestruturação de dívida soberana?
Depois temos o site do Cebrap. Um dos fundadores do Cebrap foi o nosso felizmente ex-presidente FHC, mas não pensemos mal da instituição só por isso. A instituição entrou em crise quando ele se tornou presidente, porque os melhores não estavam dispostos a aderir à ideologia liberal e do mau governo. Hoje o Cebrap é dirigido por José Arthur Giannotti que alterna entre duas atividades defender os crimes do PSDB e acusar os crimes do PT. Mas o Giannotti já pensou e pensava bem. Vários artigos das revistas do Cebrap estão disponíveis na internet, vale a pena fazer o download de muitos. A maior parte dos artigos contribuem para o melhor entendimento do Brasil.

Nenhum comentário: