"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quarta-feira, 13 de junho de 2007

"Dê-me sangue e eu lhe darei liberdade"

As provas estão me dando a chance de ler excelentes livros, ontem e hoje li "Tentações do Ocidente: a modernidade na Índia, no Paquistão e mais além" de Pankaj Mishra, um livro muito interessante (há erros de digitação de datas, mas aí a culpa é do tradutor, do revisor e da gráfica). Estou conhecendo a Índia. Em campanha para deputado, o candidato no comício pergunta para a audiência "quantas bombas devemos construir?", as bombas atômicas são importantes na política interna indiana e para o nacionalismo hindu.
"Dê-me sangue e eu lhe darei liberdade" é um dos fortes slogans do nacionalismo hindu.
O assassino de Gandhi para justificar o assassinato disse que a insistência na não-violência enfraquecia a Índia, era "absurdo esperar que (400 milhões) de pessoas regulassem sua vida em um plano tão elevado". Com a morte de Gandhi, "certamente os políticos indianos seriam práticos, aptos a retaliarem."
Sudharshan, diretor da RSS, principal organização difusora do nacionalismo hindu, diz haver uma conspiração entre EUA, OMC, o papa e Sonia Gandhi contra a Índia. E o principal partido de oposição ao partido do Congresso é movido por estas idéias.
"A formação de um Estado sem construir e unificar uma nação não funciona. Olhe a União Soviética. Os comunistas tinham o poder, mas a nação não estava com eles, e eles desabaram." frase de um porta-voz da RSS.
Agora a melhor a RSS mantém um centro de pesquisa apenas para pesquisar os benefícios da urina de vaca, um dos produtos é um pó para limpar os dentes. Tudo para provar a superioridade da cultura hindu. E certamente comprovaram que a estupidez humana não possui limites.
Não é um livro acadêmico, é mais jornalístico, ficaria um tanto contrariado se um aluno usasse em um TCC, mas é um bom livro, de leitura bastante agradável.

Nenhum comentário: