"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 9 de junho de 2007

Comentando favoritos 7.

O CEDES é um excelente organismo de pesquisa argentino. O forte são as questões de Estado e economia, mas pode-se encontrar material sobre educação, saúde e outras questões secundárias. Interessante como na Argentina há mais centros de pesquisa relevantes do que no Brasil e produzem material mais consistente, que não perdem importância com o passar do tempo.
Seguindo a ordem o próximo link é para o site do Cedec, o Cedec surgiu como uma organização inovadora, um rompimento com o Cebrap, criar uma organização de pesquisa voltada não para o dinheiro, mas para os movimentos sociais. Hoje isso já se perdeu, o Cedec é uma organização como outra qualquer, possui ainda de relevante a revista Lua Nova, o site é ruim não tem nada importante. O Cedec está aí só porque o prof. Marcelo é membro, quando expulsarem ele de lá, o Cedec sai dos favoritos.
O Centro de Estudios Públicos do Chile é bom especialmente para baixar traduções de obras clássicas em espanhol, especialmente textos liberais. A organização é liberal como a maior parte das instituições universitárias e acadêmicas do Chile. No Chile só existe os liberais e a extrema-esquerda que vive isolada.
Qualquer trabalho sobre a América Latina e seus país que não utilize os textos da CEPAL são irrelevantes. Então o ponto de partida para estudar a América Latina é a Cepal mesmo que ela tenha perdido o glamour do passado e tenha aderido, ainda que parcialmente, ao ideário neoliberal. Mais, quer entender a América Latina, entenda a Cepal.

Nenhum comentário: