"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 13 de setembro de 2009

O mundo em liquidação e a China quer comprar

São Paulo, sexta-feira, 11 de setembro de 2009


VEÍCULOS 2
Chineses fazem ofensiva por montadoras estrangeiras

DA BLOOMBERG

O bilionário Li Shufu, fundador da maior fábrica privada de automóveis da China, está chefiando uma ofensiva das montadoras do país para comprar marcas estrangeiras, com o objetivo de se expandir para além da China, o mercado de carros que mais cresce no mundo.
A Geely Holdings Group, do empresário, afirmou que deverá trabalhar com as estatais de investimento do país para comprar a divisão Volvo da Ford. A Beijing Automotive Industry Holdings juntou-se a uma oferta pela Saab, da General Motors, e a Sichuan Tengzhong está tentando comprar a marca Hummer, também da GM.
Se concretizadas, essas aquisições dariam à Geely e à Beijing Auto entrada nos EUA e na Europa, onde a Volvo e a Saab, sediadas na Suécia, têm boa reputação quanto à segurança. As chinesas também enfrentariam o desafio da lucratividade na montagem de carros em volumes relativamente pequenos, façanha não alcançada pela GM e pela Ford.
"Leva décadas para estabelecer uma marca reconhecida e de bom nome. A China quer fazer isso mais rapidamente", diz Jim Hossack, analista da empresa de pesquisa AutoPacific, dos EUA.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1109200915.htm

Nenhum comentário: