"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 5 de agosto de 2007

No país que não existe racismo, a injustiça me revolta

É impressionante como a política brasileira é preconceituosa e despreparada. Neste sábado além de ver um assalto vi a polícia circulando na região da Sé e fazendo revista. Em quem? Em apenas um casal de negros oito policiais para fazer uma revista e eles não tinham nada de suspeito, se eles foram parados eu também deveria ter sido e muitos outros que passavam por lá, mas não foram. Só de ver isso acontecendo eu fico profundamente irritado, eu imagino a situação das pessoas colocadas nesta situação, fico mais revoltado ainda porque o CERTO seria eu ir lá e apelar com os policiais por estarem sendo preconceituosos, racistas e ser preso por desacato a autoridade, essa seria a atitude correta. Outra vez que vi uma situação dessas foi no Terminal Barão Geraldo em Campinas, ônibus parado esperando o horário de sair, policiais circulando, eu, uma moça sentando no banco do lado de fora do ônibus, outras pessoas em pé, e um adolescente negro já dentro do ônibus, quem os policiais escolhem para revistar? Claro que o adolescente negro que estava no interior do ônibus, ficaram indignados dele perguntar a razão e disseram que ele se parecia com um suspeito. Depois que os policiais saíram a moça e eu apenas dissemos que não se preocupasse com todo mundo ali sabia porque ele havia sido revistado e não era por questão de honestidade ou qualquer coisa do tipo. Quando vejo certos tipos injustiças como essas eu fico pensando que deveria voltar para faculdade e cursar direito e depois fazer concurso para juiz ou promotor ou mesmo advogado de causas populares, porque é revoltante como as coisas ocorrem no Brasil e como as pessoas ficam impotentes diante do inaceitável.

Nenhum comentário: