"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Boa análise do Felipão, mas é uma pena que seja assim!

2007-08-31 - 00:00:00

Selecção : Scolari sobre Pepe
Vamos ser menos hipócritas

O seleccionador nacional Luiz Felipe Scolari, confirmou ontem a inclusão de Pepe, que se naturalizou recentemente português, no lote de convocados para os encontros de apuramento do Euro’2008, com a Polónia e a Sérvia, a realizar nos dias 8 e 12 de Setembro.

Victor Lerena/EPA

No entanto, a estreia ficará adiada, devido a uma lesão contraída no treino do Real Madrid (rotura fibrilar do bíceps femoral direito). O central estará em Lisboa para ser avaliado pelo departamento médico da Selecção, mas os clínicos merengues apontam para uma paragem de duas a três semanas.

Ao abordar o tema Pepe, Scolari pediu menos hipocrisia nas análises às chamadas de jogadores naturalizados, sendo Pepe apenas o quarto brasileiro a vestir a camisola das quinas a seguir a Lúcio (central do Sporting), Celso (médio do FC Porto) e Deco. “Todos nós ficamos muito felizes por o Nélson Évora ter sido campeão mundial no triplo salto. Que é português, sim. Mas nasceu onde? Vamos deixar de ser hipócritas, se é para o atletismo, râguebi e basquetebol pode ser naturalizado, se é para o futebol não pode porquê?”, questionou Scolari.

Aliás, para o técnico este é um fenómeno normal e que irá amplificar-se com o passar dos anos: “A Itália joga o Mundial de futsal com doze, a Alemanha jogou o Mundial’2006 com três, a Espanha tem dois... No futuro, Portugal terá muitos mais atletas naturalizados à medida que imigrantes do Leste europeu recebam passaporte português.”

Questionado sobre eventuais resistências no seio do grupo de trabalho, Scolari relembrou o que aconteceu com Deco: “Não é verdade que Figo e Rui Costa fossem contra. Eram contra a ideia das naturalizações, mas receberam muito bem o Deco.”

A finalizar, o ‘sargentão’ explicou que Pepe irá ser “muito útil”. “É um central que tem algumas características que no futebol moderno são essenciais, principalmente nas bolas aéreas e na velocidade”, concluiu.

MANICHE VOLTA DEZ MESES DEPOIS

A última participação de Maniche, jogador do At. Madrid, na Selecção Nacional aconteceu há pouco menos de um ano, no jogo de apuramento para o Euro’2008, justamente frente à Polónia.

Um dos motivos avançados para o prolongado afastamento foram de ordem disciplinar, mas Scolari não quis comentar o assunto, alegando ter-se tratado de mera opção técnica.

“O Maniche apresenta-se em óptimas condições na sua equipa e regressa num momento importante. Porque não foi convocado? Não foi convocado por um aspecto meramente técnico. Era importante que o Maniche recuperasse a sua condição e as coisas no Atlético de Madrid estão a correr melhor, o que é bom para o jogador e é bom para nós. O jogador está na sua plenitude física e técnica”, explicou Scolari.

Maniche tem 29 anos e já soma 40 internacionalizações pela principal selecção de Portugal. Formado nas escolas do Benfica, jogou ainda no Alverca, FC Porto, Dínamo de Moscovo e Chelsea.

SELECCIONADOR AVISA: "NÃO PODEMOS PERDER"

Depois do surpreendente empate com a Arménia, no passado dia 22, Scolari faz questão de avisar que a equipa está proibida de cometer mais deslizes, sob pena de comprometer o apuramento para o Europeu 2008.

“Não podemos perder. Não quer dizer que não tenhamos possibilidades de passar se formos derrotados, mas já perdemos dois ou três pontos que não devíamos ter perdido, por isso são dois jogos decisivos”, disse.

Relativamente ao encontro disputado em Yerevan, Scolari admitiu efectuar algumas mexidas no onze: “Quando não atingimos os nossos objectivos temos de trocar um ou dois atletas. Vou examinar as condições físicas e técnicas dos jogadores. Vou ver o que é mais adequado para este jogo e se precisar vou mudar dois ou três atletas.”

Um dos sectores que mais dores de cabeça tem causado é justamente o ataque, onde Scolari conta com três opções para o lugar de ponta-de-lança. Hugo Almeida falha o primeiro jogo devido a suspensão, enquanto Postiga e Nuno Gomes não têm estado muito eficazes na finalização. Sem outras opções, Scolari mantém a confiança nos dois atletas: “Claro que gostaríamos que marcassem mais golos. Nas categorias de base também não temos alternativas. Temos de insistir nos atletas à nossa disposição e dar-lhes confiança.”

PERFIL

Képler Laveran Lima Ferreira, conhecido no mundo do futebol como Pepe, nasceu em Maceió (Brasil) a 26/02/83. Após duas épocas no modesto Corinthians Alagoano, o central rumou à Europa onde ingressou no Marítimo, com apenas 18 anos. Chegou a fazer testes no Sporting, mas acabou por rumar ao FC Porto em 2004/05, onde conquistou uma Taça Intercontinental, um Campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.Tiago Silva

Nenhum comentário: