"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Livros para se emocionar e pensar 3

“O tempo dos desenraizados” é história de Gamliel cujos pais morreram no holocausto e que vive perdido no mundo em busca da sua identidade. Pedidas as referências familiares, tentando escapar do passado, sem um futuro que se projete sobre ele, o presente é o vazio, é o nada, é a falta de identidade, é o desenraizado no sentido mais forte do termo. “Diz-se que o homem torturado e a mulher violada continuarão a sê-lo pelo resto da vida; o mesmo se aplica ao desenraizado. O ex-refugiado continua a ser refugiado pelo resto da vida. Escapa de um exílio para projetar-se em outro, sem conseguir sentir-se em casa em lugar algum, sem jamais esquecer de onde vem, sem deixar de viver no provisório. Para ele, a felicidade é o repouso do instante. O amor que dizem eterno? Um piscar de olhos. Para um homem em sua situação, a cada passo o fim parece próximo.”

“Mas a guerra é indizível, ao contrário da paz. A palavra incita ao ódio assassino que é a guerra sem panos quentes. Teoricamente, não devia ser possível descrever a guerra e seus horrores, a blasfêmia que é a guerra, a agonia grotesca que é a carnificina legal e glorificada. James Joyce e Franz Kafka não escreveram nada sobre o primeiro conflito mundial. Na verdade, a guerra não devia fazer sonhar, pois mata tanto o sonho quanto o sonhador e limita a imaginação ao privá-la de horizonte.”

“Não vê então, meu caro senhor. que a inocência os torna doentes a todos? Neste mundo a inocência é uma doença.”

“É melhor não acreditar no acaso; o senhor nos proíbe. Sou velho o suficiente para invocar minha experiência: no mundo dos homens, tudo é encontro. A rigor, eu diria que estamos aqui, eu e você, reunidos por uma força que nos escapa, cabe-nos agir como se tudo tivesse sido feito para que este encontro acontecesse.” “Talvez só tenhamos atravessado nossa vida, cada um de seu lado, para chegar a este momento, a este encontro.”

“Não é o inimigo que nós odiamos mais, mas as pessoas que estão próximas. O amigo que nos decepciona, o irmão que nos trai, o vizinho que nos denuncia.”

“É grande o suficiente para saber que o amor está perto demais da felicidade para não beirar o sofrimento.”

Nenhum comentário: