Índia apoia abastecimento de água em Nampula e Zambézia
O banco indiano de promoção do comércio externo (Exim) anunciou hoje que vai financiar projectos de abastecimento de água nas províncias moçambicanas de Nampula (norte) e Zambézia (centro), até 20 milhões de dólares (13 milhões de euros).
O acordo, assinado quinta-feira ao final do dia, na conclusão da cimeira anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que este ano decorreu em Maputo, prevê que o Estado moçambicano contrate o crédito em condições preferenciais, segundo explicou o ministro das Finanças moçambicano, Manuel Chang, citado pela agência APA.
A Índia tem vindo a tentar afirmar-se enquanto parceiro económico dos países africanos, principalmente os da orla do Oceano Índico.
Em Moçambique, a empresa estatal indiana de químicos e fertilizantes Rashtriya está actualmente a estudar aquele que seria o maior investimento no país até à data - a construção de uma fábrica avaliada em 1,9 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros).
Também durante a cimeira de Maputo, o banco estatal chinês Eximbank, envolvido nos principais projectos de reconstrução em Angola, anunciou que vai associar-se ao BAD para financiar projectos de infra-estruturas no continente africano.
O acordo visa colmatar as necessidades de financiamento para construção de estradas, portos, aeroportos ou hidroeléctricas, estimadas pelo banco africano em 30 mil milhões de dólares a 50 mil milhões de dólares ao ano.
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=21084&catogory=Mo%E7ambique
Nenhum comentário:
Postar um comentário