"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Índia ajudando Moçambique, por que não o Brasil?

Índia apoia abastecimento de água em Nampula e Zambézia
O banco indiano de promoção do comércio externo (Exim) anunciou hoje que vai financiar projectos de abastecimento de água nas províncias moçambicanas de Nampula (norte) e Zambézia (centro), até 20 milhões de dólares (13 milhões de euros).
O acordo, assinado quinta-feira ao final do dia, na conclusão da cimeira anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que este ano decorreu em Maputo, prevê que o Estado moçambicano contrate o crédito em condições preferenciais, segundo explicou o ministro das Finanças moçambicano, Manuel Chang, citado pela agência APA.
A Índia tem vindo a tentar afirmar-se enquanto parceiro económico dos países africanos, principalmente os da orla do Oceano Índico.
Em Moçambique, a empresa estatal indiana de químicos e fertilizantes Rashtriya está actualmente a estudar aquele que seria o maior investimento no país até à data - a construção de uma fábrica avaliada em 1,9 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros).
Também durante a cimeira de Maputo, o banco estatal chinês Eximbank, envolvido nos principais projectos de reconstrução em Angola, anunciou que vai associar-se ao BAD para financiar projectos de infra-estruturas no continente africano.
O acordo visa colmatar as necessidades de financiamento para construção de estradas, portos, aeroportos ou hidroeléctricas, estimadas pelo banco africano em 30 mil milhões de dólares a 50 mil milhões de dólares ao ano.

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=21084&catogory=Mo%E7ambique

Nenhum comentário: