"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 18 de novembro de 2007

Precisando de ajuda do Lula? Vixi!

Guiné Bissau

Nino Vieira pede a Lula apoio para mobilizar ajuda internacional
O presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, pediu hoje ao seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para mobilizar a comunidade internacional no sentido de ajudar este país africano.
"A Guiné-Bissau gostaria de poder contar com uma participação activa do Brasil na procura de vias que permitam a mobilização de assistência externa indispensável para a execução das importantes estratégias do governo", afirmou "Nino" Vieira num discurso, lido após a assinatura de acordos de cooperação com o Brasil.
O presidente guineense iniciou segunda-feira uma visita oficial de três dias ao Brasil com o objectivo de reforçar a cooperação entre os dois país, devendo regressar à Guiné-Bissau na sexta-feira.
As estratégias do governo da Guiné-Bissau são constituídas por três importantes pontos, que passam pela reforma do sector da Defesa e Segurança, Programa Mínimo de Saneamento das Contas Públicas e Programa de Emergência de Combate ao Narcotráfico.
Segundo o chefe de Estado africano, os "indicadores macro-económicos do país têm registado uma evolução positiva, mas a conjuntura continua frágil, devido, sobretudo, ao não desembolso dos montantes anunciados pelos parceiros de desenvolvimento na Mesa de Doadores de Genebra".
Sobre o tráfico de droga, "Nino" Vieira afirmou que o governo guineense já manifestou a sua vontade de erradicar o flagelo que ameaça a "jovem democracia" guineense.
Numa outra parte do seu discurso, o presidente da Guiné-Bissau abordou a cooperação entre os dois países, dando especial ênfase à cooperação económico-empresarial.
"Parece-nos relevante sublinhar que a cooperação económico-empresarial pode constituir um eixo importante da nossa parceria, tendo em conta as potencialidades existentes na Guiné-Bissau", afirmou "Nino" Vieira, referindo-se aos sectores das minas, energia, pescas, agro-indústria e turismo.
No quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), "Nino" Vieira, que detém a presidência em exercício da Conferência de Chefes de Estado e de governo da organização, sublinhou alguns dos êxitos alcançados pela comunidade.
Salientou, contudo, que os "desafios de reforço da cooperação intracomunitária e da cooperação entre a CPLP e outras instituições internacionais, bem como a necessidade de promoção de uma estratégia para a promoção de língua portuguesa no plano internacional carecem de maior atenção e de um impulso sério de todos os Estados membros".
Segundo "Nino" Vieira, a questão da Cidadania e Livre Circulação de Pessoas e a ratificação do Acordo Ortográfico são assuntos da ordem de trabalhos que reclamam atenção prioritária.
"A Guiné-Bissau está empenhada a dar passos nesse sentido o mais rapidamente possível", sublinhou.
No encontro entre os dois presidentes foram assinados protocolos de cooperação nas áreas do combate à malária, política, agricultura e comércio.

Nenhum comentário: