"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 18 de novembro de 2007

Curiosidade e amenidades

Os EUA fizeram uma expiência nuclear nas Malvinas que afetou até o Pólo Norte, gerando três auroras boreais, aumentou a presença de estrôncio 90 na atmosfera que foi constatado pelas universidades americanas obrigando o governo americano a revelar o teste. Archer estabeleceu uma série de relações entre as explosões e mudanças climáticas na região naquele período e conversou com o Almirante Álvaro Alberto que o mandou tratar com Carlos Chagas Filho que era presidente da Comissão da Onu sobre questão nuclear. Aí Carlos Chagas fez uma série de cálculos tentando demonstrar que não havia relação. E Renato Archer não entendeu o que ele disse. Quando encontrou o Almirante Álvaro Alberto novamente ele perguntou do encontro e o Archer disse que não havia entendido nada do que foi explicado pelo Carlos Chagas. No que o Almirante respondeu: "O Carlos Chagas não sabe nada que você não possa entender. Nada!" Em seguida o Almirante mandou chamar o Carlos Chagas no Clube Naval e disse: "Repita agora para mim o que você disse ao Renato, que ele não entendeu. Eu já avisei ao Renato que você não sabe nada que ele não possa entender."

Obviamente não é o caso de Carlos Chagas Filho. Mas no mundo intelectual há muitas farsas, há criaturas que eu tenho absoluta certeza que meus melhores alunos sabem mais do que eles. Eu acho que já contei aqui o caso de uma professora na UnB. Me inscrevi para disciplina Economia da América Latina, aí chego na sala, a professora diz que um dos problemas do curso será a existência de pouca bibliografia sobre o tema. Eu levantei e fui embora, com absoluta certeza eu sabia mais que ela, bastava ir no meu computador e pegar uma lista de mais de cinco páginas só de referências bibliográficas atuais sobre o tema. Sinceramente, professor tem que demosntrar que sabe mais do que os alunos.

Nenhum comentário: