"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Hugo Chávez no mínimo é muito divertido, mas ele é mais do que isso!

"Por que você não cala a boca?", disse o rei da Espanha Juan Carlos a Hugo Chávez, depois que o presidente da Venezuela se referiu ao ex-primeiro ministro espanhol, José Maria Aznar, como fascista. Aznar e o presidente americano George Bush deram apoio ao golpe que tirou Chávez do poder durante algumas horas, em 2002.
Chávez já se referiu a Bush como "burro", à secretária de Estado americana Condoleezza Rice como "analfabeta" e ao ex-presidente do México, Vicente Fox, como "cãozinho do imperialismo". Disse que o Congresso brasileiro está a serviço da política externa dos Estados Unidos.
Ao rei, Chávez respondeu mais tarde: "Quem ficou mal foi aquele que perdeu o controle, aquele que pediu que calássemos a boca como se ainda fossemos súditos do século 17, 18".
O jornal chileno El Mercurio colecionou as pérolas ditas por Chávez em Santiago:
"Não sou moedinha de ouro para que todos me queiram" (sobre protestos contra sua presença na reunião).
"A Bolívia teve mar... olhem o mapa, a Bolívia tinha seu mar" (provocando os chilenos, que tomaram da Bolívia o território que dava ao país acesso ao mar e relembrando sua frase "Sonho em banhar-me numa praia boliviana")
"Gosto mais de outro termo, em função de uma visão revolucionária. O inferno poderia estar coeso. A palavra coesão significa algo de componentes fortemente ligados. Eu prefiro falar em transformação social rumo à justiça social" (sobre a palavra "coesão", usada no nome do encontro de cúpula).
"Chávez, esses se foderam" (teria dito o ex-primeiro ministro espanhol, José María Aznar, ao pedir a Chávez que abandonasse Cuba e deixasse para trás países como o Haiti, para entrar no primeiro mundo).
"Uma serpente é mais humana que um fascista ou um racista; um tigre é mais humano que um fascista ou que um racista" (sobre Aznar, a quem acusou de tentar derrubá-lo).
"O rei será o rei, mas não pode me calar" (depois que o rei mandou que Chávez calasse a boca, quando este discutia com o primeiro-ministro espanhol Jose Luiz Zapatero).
"Nenhum chefe de Estado pode mandar outro se calar, com a diferença de que fui eleito três vezes".
"Não estava falando com o rei e ele é tão chefe de Estado como eu sou, com a diferença de que fui eleito três vezes com 63% dos votos; o índio Evo Morales é tão chefe de Estado quanto o rei Juan Carlos de Borboun".

http://viomundo.globo.com/site.php?nome=LoucurasQueEuVi&edicao=1492

Nenhum comentário: