"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 25 de novembro de 2007

Cuidado! O Lula está dominando o mundo!

Biocombustível pode ser solução para agricultura, diz Pedro Pires
O Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, defendeu hoje que a produção de biocombustível pode ser "uma nova oportunidade para a agricultura e silvicultura" de África, sem pôr em causa a segurança alimentar.
Falando em Roma na 34ª conferência da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), Pedro Pires assinalou que vastas áreas do continente africano não são utilizadas para a produção de alimentos, por dificuldades climatéricas e geológicas.
"Estou em crer que alternativas tecnológicas podem viabilizar a cultura de espécies adaptadas a esses climas para a produção de biocombustíveis. Evitava-se assim que terrenos apropriados para a produção de alimentos fossem ocupados e transformados em extensas monoculturas de espécies destinadas à produção do etanol ou do biodiesel", afirmou.
O Presidente de Cabo Verde está esta semana em Itália, para onde viajou a convite da FAO, e falava hoje numa conferência especial sobre Florestas e Energia, altura em que aproveitou também para dizer que, face às tendências altistas do mercado das matérias-primas agrícolas, a segurança alimentar e o direito à alimentação pelas populações mais pobres do planeta são "prioridades incontornáveis da agenda internacional".
"E, por tudo isso, considero que não é tempo de pensar na ´desactivação´ da FAO, pois, mantém-se como uma instituição essencial para a materialização de certos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, com os quais a comunidade internacional está altamente comprometida", defendeu.
Até recentemente, afirmou, as grandes preocupações eram a desertificação, a reflorestação e a erradicação da fome e da pobreza, sendo que agora "a crise energética e a busca de saídas e alternativas para a sua superação tendem a dominar a agenda internacional, a influenciar a definição de prioridades e urgências quanto ao nosso futuro próximo".
Uma das alternativas, defendeu, pode ser o biocombustível, desde que a sua produção "não concorra com a produção agrícola para alimentação humana, não ponha em causa a segurança alimentar para todos, nem contribua para a destruição das florestas primárias, e se faça com as devidas precauções sociais e ambientais".
Entre 1990 e 2005, alertou, o mundo perdeu cerca de 3 por cento da superfície florestal, registando-se actualmente evoluções contraditórias: em África e na América do Sul e Central registam-se os maiores desmatamentos, na Europa e Ásia regista-se, em sentido inverso, o crescimento das áreas florestadas.
Os países que mais desmataram entre 2000 e 2005, segundo uma pesquisa da FAO sobre a Situação das Florestas no Mundo, foram a Indonésia, México, Papua-Nova Guiné e Brasil. A África que concentrava 16 por cento das florestas mundiais, perdeu 9 por cento.
No continente africano, "a segurança alimentar, a par do acesso à água potável e ao saneamento básico", são objectivos prioritários, agora e no futuro, disse Pedro Pires.
E concluiu: "É indispensável o ordenamento das ricas bacias hidrográficas africanas, importante meio de integração económica, e o desenvolvimento de infra-estruturas hidro-agrícolas, acompanhados pela formação dos agricultores, pela modernização das práticas e tecnologias agrícolas e pelo aumento da produtividade e da segurança da produção, oferecendo, assim, alternativas de prosperidade e dignidade ao continente".

 

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=19892&catogory=Cabo%20Verde

Nenhum comentário: