"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 4 de novembro de 2007

Livros para aprender a pensar e a escrever!

John WILSON. Pensar com conceitos.

O livro ensina como analisar um texto, o que o autor está dizendo a partir de uma análise conceitual, questionanda a precisão com que os conceitos são utilizados. É um livro interessante apesar de fácil.

 

Pascal IDE. A arte de pensar.

O autor apresenta as formas mais adequadas de organização do pensamento, os diferentes níveis de leitura de um texto, e vários exemplos a partir de textos filosóficos.

 

Pedro ABELARDO. Lógica para principiantes.

É um texto mais difícil que os dois anteriores por ser um texto da Idade Média. Abelardo é o padre da história de Holoísa e Abelardo.

 

Rubem ALVES. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras.

Rubem Alves foi um pastor luterano. O livro possui uma linguagem acessível e caracteriza bem como a Ciência difere de outras formas de pensar.

 

João Batista LIBÂNIO. Introdução à vida intelectual.

O autor é um jesuíta. Em função disso o livro tenta conciliar uma visão da ciência, de pensamento crítico com o reconhecimento da existência de Deus, por isso, apresenta também as formas de pensar do teólogo.

 

Normand BAILLARGEON. Pensamento crítico: um curso completo de autodefesa intelectual.

Mostra como não ser enganados por artíficios pseudointelectuais, pelo uso equivocado da matemática para validar uma idéia, como usar a própria experiência para criticar as idéias alheis, etc.

 

Para aprender a escrever, sugiro dois livros, um básico para colegiais e outro sofisticado.

Básico: Alexandre RAPOSO. Escrever é fácil. Um método infalível para melhor sua redação.

Intermediário:  José Luíz FIORIN. Para entender o texto: Leitura e redação.

Avançado: Othon M. GARCIA. Comunicação em prosa moderna.

Nenhum comentário: