"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 25 de novembro de 2007

O subdesenvolvimento!

Indústria contribuiu com apenas 12 por cento no PIB
A indústria moçambicana tem apenas um peso de 12 por cento sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país, devido à falta de investimentos na indústria de transformação, reconheceu o director nacional da Indústria, Sérgio Macamo.
O impacto da indústria na economia moçambicana foi discutido num seminário promovido pelo Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique e pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), como forma de assinalar o Dia da Industrialização de África. A data, assinalada no passado dia 20 deste mês em todo o continente, teve como lema "Tecnologia e Inovação para a Indústria: Investir nas Pessoas é Investir no Futuro".
A fraca influência da indústria moçambicana no desenvolvimento do país reflecte o panorama que se vive na generalidade dos países de África, onde o contributo deste ramo é inferior a 15 por cento ou mesmo abaixo dos cinco por cento, apontou o director nacional da Indústria.
"O volume de produção das indústrias moçambicanas representa uma contribuição de 12 por cento para o PIB. Esta cifra é pequena, atendendo ao potencial que o país tem", sublinhou Sérgio Macamo.
A aposta na exportação de matérias-primas, em detrimento do sector de transformação, é uma das causas do fraco impacto da indústria no desempenho das economias africanas, enfatizou Macamo.
O baixo desenvolvimento tecnológico e científico em África também está na origem do contributo modesto da indústria no PIB do continente, acrescentou Macamo.
No caso moçambicano, a situação é agravada pelo facto de a maior parte do parque industrial se encontrar paralisada, referiu o director nacional da Indústria.
Falando na ocasião, o representante do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Ndolamb Ngokwey, apelou aos países africanos para mobilizarem recursos na ciência, tecnologia e inovação, como via de atingir o desenvolvimento.

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=19930&catogory=Mo%E7ambique

Nenhum comentário: