"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Contradição entre sonho e ação!

Apesar de sempre combater o idealismo entre os meus alunos é sempre bom encontrar alunos que tenham planos e projetos de vida a serem realizados. De fato, mais ou menos conscientes, todos têm. A diferença entre os que alcançam e os que se perdem no meio do caminho é em relação às ações concretas que são adotadas para atingir os objetivos. Não basta sonhar, é preciso planejar a realização do sonho. E todo plano para ser bem executado envolve sacrifício, certas coisas terão que ser abandonadas, certos estilos de vida são incompatíveis com a organização da carreira e precisarão ser abandonados. Quanto mais se demora a perceber isso mais difícil é trajetória na faculdade e na vida profissional. Quem não está disposta a afzer sacrifícios até o ponto em que estudar possa fazer diferença na sua vida, perde tempo na faculdade, investindo o dinheiro em outras coisas teria resultados melhores.

2 comentários:

Unknown disse...

Todas as pessoas têm seus sonhos, mas poucas são aquelas que lutam para realizar seus sonhos. Afirmo o que digo acima, porque muitas pessoas planejam como executar os seus sonhos,todavia não estão a fim de fazer sacrifício para conseguirem o que querem,seja pelos motivos de preguiça ou medo de fazer o que gosta e alguém que goste discorda da sua escolha ou simples fato que não consegue mantém o foco no que Realmente quer.
A minha idéia para realizar um sonho é:
1-Sonhei com que quer. Não importar se é absurdo ou não;
2-Pesquise como é possível realizar os seus sonhos;
3-Veja se não necessita de algo antes para chegar ao seu sonho (um curso, uma ou mais habilidade e etc.);
4-Planejei (seja criativo);
5-Exulte o sue plano, porém se no meio do caminho algo sair não como planejado, modifique os seus planos, mas não desiste do seu foco;
6-Tenha paciência e
7- Disciplina em todo percurso ou em sua vida.
Por fim, deixo duas frases muito famosa:
"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança." Albert Einstein

"Nossas vidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar."(autor desconhecido)
Abraços,
Thiago c.

Anônimo disse...

Acho ótimo seu ponto de vista, porém nem sempre as pessoas que escolheram um curso, esperam seguir carreira naquela determinada área.
Antes de tudo, acredito que cursar uma faculdade tem que fazer parte da vida de todos, pois o conhecimento que se adquire é impagável, deveria ser obrigatório.
Agora, a escolha de uma carreira, não necessariamente precisa estar ligada com o curso escolhido. Nosso país está cheio de ótimos profissionais e empreendedores que não tiveram a oportunidade de frequentar uma faculdade.
Haja visto nosso atual presidente.
Abraços