"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 23 de agosto de 2009

A Amazônia segundo Museu de História Natural de Nova York

Verde que te quero verde

Tudo bem que a Amazônia é a maior floresta do mundo, e todos queremos que continue assim — mas o respeitado Museu de História Natural de Nova York exagerou. Veja na foto, da ala que descreve a ocupação da América do Sul desde a chegada dos primeiros humanos: um mapa no qual o Brasil aparece coberto por uma imensidão verde, única, que se estende até onde hoje fica o Uruguai.
— Uma imprecisão realmente absurda, tanto em termos do tamanho da floresta quanto do desenho dos rios. Até as bacias dos rios São Francisco e Paraná-Paraguai, ou algo parecido, foram incluídas na Amazônia! — admira-se José Augusto Pádua, professor de história ambiental da UFRJ.
A barbeiragem lembrou ao especialista uma frase que ouviu na Universidade de Stanford, também nos EUA, do ecólogo Paul Ehrlich:
— O primeiro passo para os norte-americanos terem uma melhor consciência ecológica é aprender geografia.
O museu em frente ao Central Park ficou conhecido mundo afora após ser mote de uma franquia de filmes de sucesso planetário, a série “Uma noite no museu”. Mas aí é outra história. (Aydano André Motta)

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2009/08/23/a-coluna-de-hoje-216661.asp

Nenhum comentário: