"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 2 de novembro de 2008

Política é interesse, mas um mínimo de princípios é fundamental

Se for confirmada a notícia da jornalista Cristiana Lôbo sobre a união em 2010 entre Roriz, o PT e o Cristovam Buarque, os três ficarão desmoralizados, mas especialmente a política. Desde que me mudei para Brasília em 1993, as eleições de Brasília são animadas, polarizadas e politizadas por causa do confronto entre o PT e o Roriz. Uma polarização política, mas também de princípios. Apesar da queda de nível dos candidatos do PT com a apresentação do Geraldo Magela, o PT no DF não havia descido tão baixo quanto o PT em outros locais, por exemplo, aqui em São Paulo. Com essa aliança o PT do DF certamente ganhará pontos com a direção nacional, mas perderá votos. Tanto o Arruda quanto o Paulo Otávio são produtos do Roriz que agoram ameaçam o criador. E o Cristovam Buarque? Ele certamente não precisa disso para se reeleger senador. Não concordo com o programa econõmico minimalista do senador Cristovam Buarque, mas é um dos melhores senadores do país. Mas se for candidato em aliança com o Roriz, que passou anos lhe atacando, irei torcer para ele perder.

Chapa forte

Postado por Cristiana Lôbo em 01 de Novembro de 2008 às 22:52

    Não se pode afirmar hoje se PT e PMDB estarão juntos em 2010 ou não. Os dois partidos juram que sim. Mas, isso, hoje. E tudo pode mudar.

      Mas, enquanto não muda, uma aliança impensável até bem pouco tempo atrás vai sendo costurada no Distrito Federal. Ela seria bem ampla para lançar a seguinte chapa: Agnelo Queiroz, hoje no PT, para o governo, tendo como vice o deputado peemedebista, Tadeu Filipelli (PMDB). As vagas de candidatos ao Senado seriam de Joaquim Roriz (PMDB) e Cristovam Buarque (PDT).

      A principal missão de tão ampla chapa seria a de enfrentar o adversário local, o DEM. Que poderá ir em 2010 de Arruda ou de Paulo Octávio na disputa pelo governo local.

      Será que o eleitor candango iria entender uma aliança de PT com PMDB? E, ainda com o PDT? Isso já aconteceu em alguns Estados, mas em Brasília seria a de Agnelo Queiroz (ex-PC do B) com Roriz e ainda de Roriz com Cristóvam.

      Realmente, a chapa, se confirmada, será uma grande novidade na política.

http://colunas.g1.com.br/cristianalobo/2008/11/01/chapa-forte/

Nenhum comentário: