"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 2 de novembro de 2008

Leiam na Revista Autor e a Revista Autor!

A renovação quase eterna do capitalismo

Escrito por Corival Alves do Carmo

01-Nov-2008

Diante da crise atual temos diferentes reações. Pego de surpreso, um dos profetas do capitalismo financeirizado, Martin Wolf, editor de economia do Financial Times, num dos momentos em que a crise se mostrou mais aguda, escreveu que demorou tempo demais para perceber o tamanho do perigo e que seria hora de um resgate abrangente das instituições financeiras para conter a crise. Por outro lado, temos a esquerda jubilando-se porque a crise sempre anunciada aconteceu, as críticas reiteradamente repetidas mostraram-se finalmente verdadeiras.

De fato, a crise é parte da essência do capitalismo. As crises são inevitáveis, fato que os economistas neoclássicos e os ideólogos do capitalismo têm grande dificuldade de aceitar. Do mesmo modo até hoje a crise representou mais o momento de renovação do capitalismo do que de fato o colapso desejado pela esquerda revolucionária. A crise para o capitalismo representa perda de capital, falência de bancos e empresas, mas é uma renovação, é um momento em que se cria novas oportunidades para a expansão da acumulação capitalista. As empresas que sobrevivem têm um novo mercado a conquistar. Como resposta à crise, o Estado cria novas instituições, novos marcos regulatórios que dão garantias para um novo round de acirrada concorrência intercapitalista.

Continua:

http://revistaautor.com/index.php?option=com_content&task=view&id=299&Itemid=54

Nenhum comentário: