"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Picuinhas entre intelectuais

É impressionante  a quantidade de picuinhas existentes entre intelectuais. No Brasil, então, é impossível, contar todas. Mas não é exclusividade do Brasil nem do segundo time de intelectuais. Neste momento nos seus blogs dois dos mais importantes economistas do mundo estão se alfinetando, Paul Krugman e Gregory Mankiw. Mankiw, que foi conselheiro econômico de Bush, não está gostando dos ataques feitos por Krugman às equipes econômicas de Bush inseridos no meio dos comentários sobre a atual equipe.

Abaixo segue os links da polêmica na ordem que foram postados, primeiro o comentário de Krugman, em seguida a resposta de Mankiw, e depois a resposta de Krugman.

http://krugman.blogs.nytimes.com/2008/11/22/the-grownups-are-coming/

http://gregmankiw.blogspot.com/2008/11/redefining-grownup-and-hack.html

http://krugman.blogs.nytimes.com/2008/11/27/touchy-touchy/

Mankiw para responder utiliza um  ranking dos economistas americanos para mostrar a diferença de posição entre a nova equipe e a de Bush. Algo tipicamente americano. Mas é sempre bom lembrar que quem tem menos prestígio a perder é sempre capaz de ousar e arriscar mais.

Nenhum comentário: