"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 2 de novembro de 2008

A crise chega à China! Ou seja, sempre pode ser pior!

Notícia do site China Daily afirma que a crise mundial já chegou ao mercado de trabalho chinês por causa da queda na demanda por importações por parte dos EUA e Europa. Se isso for fato, as dimensões da crise podem ser amplificadas, porque um efeito tão rápido sobre a economia real de um país que não está diretamente envolvido na crise financeira aponta que a economia real dos EUA e Europa ainda será muito maior. E é sempre preciso lembrar que a crise se auto-alimenta. Na medida em que a China exporta menos, ela também importa menos e exporta a crise para países como o Brasil.

Outra questão é que fica demonstrada a dependência da China em relação às exportações dos EUA e Europa. Não superpotência dependente de importações e exportações. Superpotências não podem ser interdependentes como já bem demonstrou Waltz.

Nenhum comentário: