"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 16 de dezembro de 2007

Portugueses viajam para o país das telenovelas!

2007-12-14 - 00:00:00
Festas de Natal e Fim de Ano
Brasil está na moda
Uma pequena elite de portugueses elege esta época do ano para visitar o Brasil onde passa o Natal e/ou o Fim-de-Ano: “Apenas uma minoria de portugueses tira férias e vai ao Brasil”, explica ao CM Luís Lourenço, da Associação Portuguesa de Viagens e Turismo (APAVT).

Uma semana no Brasil pode custar, na quadra natalícia e em promoção, 1600 euros por pessoa ou 3200 por casal. As viagens para a terra das telenovelas ainda não estão esgotadas.
A maior parte dos portugueses prefere, porém, passar a quadra das festas dentro do País, segundo dados da APAVT: “No Natal, as pessoas costumam optar por viagens organizadas, de dois a quatro dias, mas dentro do País”, adianta Luís Lourenço.
“O Natal é uma quadra típica portuguesa. Em Espanha, por exemplo, as celebrações são em Janeiro. As pequenas viagens têm aumentado significativamente, nos últimos anos”, acrescentou.
Os locais mais procurados pelos portugueses que optam por passar o Natal fora de casa são o Sul, nomeadamente o Algarve, e algumas zonas na região Norte.
O porta-voz da TAP, António Monteiro, diz que a maior procura de voos nesta época do ano são as regiões autónomas (ver caixa) e também alguns destinos europeus: “Temos muitas viagens para Itália, França e Inglaterra, estamos inclusivamente a analisar se é necessário encontrar voos suplementares para alguns países europeus tal como fizemos com as ilhas”.
Nesta época, existe também um movimento acelerado de passageiros Portugal/África e vice-versa: “São pessoas que vão visitar as suas famílias, de lá para cá e de cá para lá. Depois das festas, regressa-se à normalidade”, realça António Monteiro.
De acordo com o último estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, em Dezembro de 2006, perto de 161 mil pessoas viajaram, por quatro ou mais noites, dentro do País, e cerca de 32 mil deslocaram-se ao estrangeiro.
“Há muitas pessoas e famílias que viajam pelo País e passam o Natal em unidades hoteleiras”, remata Luís Lourenço.

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=269754&idselect=9&idCanal=9&p=200

Nenhum comentário: