"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 16 de dezembro de 2007

O Lula ainda vai dominar o mundo! Mundo, não chore, pelo menos teremos cana!

Primeira pedra do projecto de construção de fábrica de biocombustíveis
O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, procedeu hoje ao lançamento da primeira pedra para a construção de uma fábrica de biocombustíveis a partir da cana-de-açúcar, na província de Gaza (sul), projecto avaliado em 345 milhões de euros.
O arranque do projecto da construção da primeira fábrica de biocombustíveis no distrito de Massingir - denominado PROCANA -, que deverá ocupar uma área de 30 mil hectares, está agendado para a primeira quinzena de Janeiro de 2008 e vai durar três anos.
As previsões do Governo apontam para rendimentos na ordem dos 28 milhões de euros na fase do funcionamento pleno, o que irá ter impacto positivo nas receitas do Estado, por concorrer para o equilíbrio da balança de pagamentos.
O empreendimento deverá criar oportunidades de emprego a sete mil moçambicanos e servirá como pólo para atracção de outros projectos de investimento, desenvolvendo a zona de Massingir.
Este é o segundo projecto de vulto instalado na província de Gaza, pois, além do Parque Transfronteirço do Limpopo, um dos principais pontos de atracção turística na zona sul do país, e da barragem de Massingir, cuja albufeira constitui um importante centro pesqueiro, não existe nenhum outro empreendimento importante susceptível de criar postos de trabalho e dinamizar o desenvolvimento naquela região.
A falta de investimentos tem concorrido para que jovens atravessem o Kruger Park à procura de emprego na vizinha África do Sul, tornando alguns destes vítimas de animais bravios.
O coordenador do projecto PROCANA, Paulo Machatine, sublinhou que, no âmbito da responsabilidade social do empreendimento, se prevê a construção de fontes de abastecimento de água potável para o distrito de Massingir e instalação de alguns projectos nos domínios da Educação e Saúde.
Este ano, o Governo de Moçambique assinou um contrato de 360 milhões de euros para o cultivo de plantas para uso energético, que lhe poderá assegurar a autonomia energética e promover a sua exportação com a Companhia de Indústria Mineira e Exploração da África Central, com sede em Londres.
No âmbito do contrato, o Governo moçambicano comprometeu-se a produzir 120 milhões de litros de etanol e fertilizantes por ano e a cultivar plantas de uso energético, tais como eucalipto, mandioca, pinhão-manso e cana-de-açúcar, para mais tarde poder exportar biocombustível para o mercado internacional.
Actualmente, Moçambique consome cerca de 590 mil toneladas de petróleo diesel por ano.
Uma vez atingida a sua independência energética, estará perfeitamente capaz de produzir combustível destinado à exportação.
O país usa para a cultivação de plantas energéticas 63,5 milhões de hectares, o que equivale a 6,6 por cento do seu terreno arável.
Esta semana, a Galp Energia assinou um acordo que visa a produção de óleo vegetal e de biocombustíveis em Moçambiqueo no distrito de Búzi, provincial de Sofala, centro, que prevê o desenvolvimento de actividades agrícolas e conexas, como a transformação de sementes em óleos vegetais que serão exportados na sua maioria para Portugal, para posterior processamento nas refinarias da companhia portuguesa.
A matéria resultante, explica a Galp Energia, será incorporada em combustível rodoviário como biodiesel de segunda geração.
O projecto envolve uma área total de produção controlada de 25 mil hectares e a promoção de até mais 25 mil hectares em regime de extensão rural.

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=20157&catogory=Mo%E7ambique

Nenhum comentário: