"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 28 de abril de 2007

Uma bela reflexão de Maza Zavala, economista venezoelano

“Utopia é a aventura do pensamento em todas as épocas; utopia é a audácia da imaginação que conduz algumas vezes a descobrir a estrutura atômica da matéria e a energia, e outras, a subverter a ordem social para que o homem desfrute de uma trégua em sua carga de penúria e possa romper com seu grito a muralha de silêncio que a velha ordem levantou para oprimi-lo; utopia é o projeto de futuro que vai se formando nas entranhas da insatisfação acumulada, que emerge nas crises, que sobrevive nas agonias de cada conjuntura histórica e termina por impor-se ao que se acreditava duradouro e intocável. A ciência nasce da utopia e morre com a resignação, nasce da luta e morre com a inanição, nasce com a crítica e morre com o dogma. (…) Reproduzir simplesmente a realidade; além de tarefa impossível, é cientificamente estéril. Em lugar de reproduzir há que interpretar e transformar, há que recriar, há que fazer o mundo cada dia, e disto se trata na Universidade.
“É por isso que a norma de conduta universitária que consiste em estudar e lutar deve interpretar-se como expressão de uma atitude única, sem possibilidade de ruptura. O estudo é luta e a luta é estudo. Se luta pela verdade, para a verdade, com a verdade, e o estudo é o caminho à verdade. Estudar e lutar são expressões da tarefa universitária nos planos superiores da formação da consciência e da ciência. A luta é atividade criadora, não gritaria inútil, nem desplante estéril.”

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado