"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 29 de abril de 2007

A investidura do arcebispo de São Paulo

Hoje eu fui à cerimônia de investidura do arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Scherer. A cerimônia durou três horas e 20 minutos, e isto porque no final se antecipou a benção final para antes dos cumprimentos de religiosos, autoridades civis e militares. Eu penso que o núncio apostólico representava o papa no país apenas do ponto de vista das relações entre o Estado do país e o Vaticano. O núncio apostólico seria o representante diplomático do papa, ma espécie de embaixador. Obviamente sem deixar de ser um religioso. No entanto, na cerimônia de investidura do arcebispo, o núncio apostólico comportou-se também como representante do papa no Brasil para questões religiosas. Daí decorre dois problemas, o primeiro que as funções de Estado e de igreja do Vaticano são indissociáveis. O segundo é sobre qual a maior autoridade eclesiástica no país. Sempre imaginei que eram os cardeais, sendo o cardeal primaz, o primeiro entre os iguais. Mas pelo jeito mesmo que não interfira no dia-a-dia da igreja no Brasil, o núncio apostólico continua sendo o representante do papa para os todos os fins.
Um dos convidados foi o arcebispo da Igreja Católica Greco-Melquita, dom Fares Maakaroun. Achei-o muito divertido, mostrou muita desenvoltura no altar entregando um presente para dom Odilo e fazendo um discurso, e se movimentando pelo altar. Como eu já disse uma outra vez há vários ritos católicos, ou digamos diferentes formas de celebração da missa, a melquita é uma delas.
Outro fato curioso foi ter visto o ex-ministro e ex-secretário do trabalho de São Paulo, Walter Barelli, fora do espaço reservado para as autoridades, assistindo de pé e encostado em uma coluna para assistir a solenidade. A isso se dá o nome de ostracismo!
Foi bastante acentuado o papel dos leigos e das pastorais. Muitos aplausos quando se mencionou o nome de dom Paulo Evaristo Arns pela primeira vez. O cardeal Arns foi mencionado incialmente pelo núncio. O cardeal Arns não compareceu ao evento, ou já está muito doente ou não desejou ofuscar o novo arcebispo.
A Catedral da Sé parecia uma verdadeira exposição de trajes religiosos. O maior grupo uniformizado era certamente o dos Arautos do Evangelhos (dissidência da TFP, mas que é reconhecida pelo papa). Havia um grupo grande de noviços. Nem todos os religiosos conseguiram enfrentar as três horas de cerimônia, vários grupos começaram a se retirar antes do fim da cerimônia.
Uma questão, é quanto tempo demorará para dom Odilo ser nomeado cardeal.
Enquanto eu assistia a solenidade, o São Caetano venceu o Santos.

Nenhum comentário: