"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 28 de abril de 2007

Kadafi

Esta semana falando de redistribuição do poder mundial numa aula de organizações internacionais, disse que acreditava ser ainda a Líbia uma potência, claro que não uma potência de âmbito mundial, mas que a sua existência afetava a distribuição de poder em âmbito mundial, no entanto não era possível saber isso porque a Líbia estava sumida, ou seja, não aparecia nos jornais, não era mais notícia, porque hoje em dia só se é notícia se se está lançando bombas ou sendo bombardeado (claro que isso porque Estados não podem participar do Big Brother), o que não é o caso da Líbia. Antes de continuar um parêntesis, por exemplo, a Mongólia para todos os fins práticos não existe, não sai uma miséria notícia sobre a Mongólia no Brasil, enquanto a Mongólia não declarar guerra à China ou a Rússia, ela continuará fora dos noticiários brasileiros.
Voltando à Líbia, Muamar Kadafi é um sujeito curioso, fez a Líbia disputar com a África do sul o direito de sediar a Copa de 2010, mas já escreveu umas idéias curiosas sobre o futebol. Kadafi disse que o futebol é elitista, porque ficam 22 jogando dentro do campo, enquanto milhares assistem sem poder participar. A solução de Kadafi é genial, toda a torcida deve entrar em campo para jogar, para chutar a bola, nada de divisão classista entre jogador e torcedor. E isso mostra como a tese de Lênin é universal, o esquerdismo não é a doença infantil apenas do comunismo, mas também do liberalismo, do islamismo, do neoliberalismo. Para o bem do futebol líbio espero que o presidente já tenha revisto as suas teses.
Para acabar com esta injustiça que é a Líbia e o seu grande Líder não serem mais notícia, abaixo segue uma notícia sobre o retorno do Grande Líder da Revolução à Grande Jamahiriya após viagem pelos países africanos islâmicos. Não se assustem, mas o texto parece escrito por crente pentecostal.
Mas uma única notícia não faria jus à grandeza do Líder da Revolução. Por isso, colocaremos outra notícia, e esta não é da Agência de Notícias da Grande Jamahiriya, mas do The Trípoli Post. O que mostra como o Grande Líder da Grande Jamahiriya Árabe Popular Socialista da Líbia é condescendente com os infiéis permitindo que se publiquem notícias sobre o Grande e a Grande em idiomas impuros. Mas do que trata a notícia? Aprenderemos com o Grande Líder que o profeta Maomé (que a paz esteja com ele) é universal, criou uma religião universal, enquanto Jesus veio para os judeus e criou uma religião para os judeus.

Nenhum comentário: